A Simulação é organizada pelo Diretório Acadêmico Tarcísio Burity, representante dos estudantes do CCJ; inscrições dos minicursos no diretório
Estudantes de Direito do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB terão a oportunidade de participar de mais uma Simulação Internacional de Justiça (SIJ) em sua 3ª edição que é Organizada pelo Diretório Acadêmico Tarcísio Burity (DATAB), entidade representativa dos estudantes do CCJ. Em 2013, a simulação contará mais uma vez com a participação acadêmica de grandes nomes do Brasil e do exterior, consolidando-se no cenário paraibano como uma das maiores simulações regionais.
Tem por objetivo a representação simulada de organismos jurídicos internacionais, capazes de proporcionar debates e suscitar temas importantes para a preparação do estudante de direito.
Este ano, será simulada a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) - uma das instituições integrantes do Sistema de Proteção dos direitos Humanos, onde o caso simulado será o de Márcia Barbosa VS Brasil, que versa sobre o assassinato da estudante paraibana de 20 anos ocorrido em 18 de junho de 1998, cuja responsabilidade do crime na época fora atribuída a um até então deputado Estadual.
A partir deste ensejo, os alunos participantes tomaram posição diante do processo, simulando uma possível consideração da Corte. Para isto, foi ofertado como preparação uma palestra de abertura (27 de junho), com o doutor Roberto Caldas, juiz do referido órgão internacional, assim como ocorrerá, nesta sexta-feira (27), no auditório do Centro de Ciências Médias (CCM), Campus I da UFPB, dois minicursos preparatórios para ambas as partes, em dois horários distintos, acusação e defesa, respectivamente às 14h e às 18h, os quais serão ministrados com a participação do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP-PE) e da Advocacia Geral da União (AGU-DF).
O investimento para o minicurso é de apenas R$10,00, podendo as inscrições serem realizadas de forma presencial com os membros do DATAB, sendo toda e qualquer informação obtida mediante o site: http://www.databufpb.com.br/ e pelos telefones: (83) 8738-8283; 8723-5607.