Ministério do Planejamento premia projeto do CI/UFPB

ImprimirImprimir

Ferramenta de visualização mostra, através de infográficos interativos, a evolução do acesso de pessoas com perda auditiva à educação básica e superior

 

A ferramenta “Análise do Acesso à Educação”, desenvolvida no Centro de Informática da UFPB, sob a coordenação do professor Ed Porto, foi a vencedora do Concurso Nacional de Dados Abertos, na categoria “Infográficos”. O concurso foi promovido pelo Ministério do Planejamento (MP) e a premiação foi anunciada, na última sexta-feira (22), durante o II Encontro Nacional de Dados Abertos, em Brasília.

 

O projeto é resultado de pesquisas realizadas com apoio do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Lavid) e que demonstram, através de infográficos interativos, a evolução do acesso de pessoas com perda auditiva à educação básica e superior, em todo o país, no período de 2008 a 2012. A solução que partilha gráficos em uma plataforma aberta permite, também, uma análise da distribuição dos professores pelo país e pode ser acessada através do link

http://analise-do-acesso-a-educacao.webnode.com/

 

Participaram da pesquisa as estudantes do Programa de Pós-graduação em Informática da UFPB Edviges Lima, Manuela Aschof e Yúrika Sato Nóbrega. Quinze equipes concorreram ao prêmio nacional, mas apenas quatro foram premiadas: três na categoria “construção de aplicativos”, enquanto os pesquisadores do Centro de Informática foram os únicos vencedores na categoria “Infográficos”. As bases usadas pelos participantes estão disponíveis no Portal de Dados Abertos (dados.gov.br), que é gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP).

 

O objetivo do prêmio, segundo o Ministério do Planejamento, foi estimular o desenvolvimento de ferramentas de visualizações, baseadas em dados abertos, incluindo aquelas que utilizam como fonte mais de uma base de dados. Além do projeto desenvolvido pela equipe do Centro de Informática, foram vencedores os aplicativos “Brasil mapeado”, “Agências do MTE” e “PAC Info”. A solução “Brasil Mapeado” mostra ao cidadão, através de um mapa, quais os locais onde se pode encontrar serviços de atendimento ao público mais próximos do cidadão e também em outras localidades. 

 

Aplicativos

 

“Agências do MTE” é o aplicativo geo-codificação das agências, gerências e superintendências de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e inclui no projeto Mootiro Maps a geo-localização de postos de atendimento, que são considerados equipamentos públicos. O projeto Mootiro Maps é uma iniciativa que pretende contar com a colaboração dos cidadãos (no conceito de crowdsourcing), para identificar e resolver problemas urbanos. Por exemplo, cada posto de atendimento recebe uma página com endereço específico, onde, além de constarem as informações oficiais sobre o mesmo, o cidadão pode fazer comentários, compartilhar em redes sociais, curtir, associar a um registro de problema ou projeto.

 

A ferramenta “PAC Info” traz uma visualização simplificada das obras de um programa. É possível saber onde está cada investimento, qual o valor total já aplicado e o andamento das construções. Além disso, o aplicativo também permite fazer uma comparação dos investimentos por região. Mais informações através do link http://www.planejamento.gov.br/conteudo.asp?p=noticia&ler=10647 ou pelo telefone (83)3216-7093.

 

 

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria do CI
Compartilhar: