Morre, aos 86 anos, o professor aposentado Nivalson Miranda

Autor do livro “Areia e seu entorno”, o artista plástico e ex-professor da UFPB faleceu no sábado (17), no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa

O professor aposentado Nivalson Miranda era formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde lecionou as disciplinas de Física Industrial e Enzimologia. Foi Bioquímico, atuando em vários laboratórios na Paraíba. Ficou famoso por fazer capas de livros nos anos 1950, além dos trabalhos na área das artes plásticas em xilogravura, bico de pena e aguada, aquarela e pintura em painéis de azulejos vitrificados, sendo um dos primeiros na Paraíba.

Como artista, participou de mais de 30 exposições, como, por exemplo, a mostra individual no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), em 1973, com trabalhos em xilogravura. Foi também responsável pela criação do Brasão de Armas do 15º Batalhão de Infantaria de João Pessoa, com o qual recebeu a Comenda de Amigo do Exército em 2000. Nivalson tem obras em vários cantos da Paraíba, como os azulejos pintados com fortes do Brasil que estão expostos na Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo.

Em 2007, Nivalson Miranda publica o seu primeiro livro “Areia e seu entorno”. A obra é uma coletânea com 87 desenhos feitos de bicos-de-pena, sendo representados por engenhos, igrejas e mausoléus, além das casas e sobrados de Areia e cidades vizinhas do brejo paraibano, como Solânea, Arara e Esperança.

Nivalson Miranda estava internado desde o final do mês passado, no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa, onde acabou falecendo no último sábado (17). A causa da morte não foi revelada à imprensa. O corpo do ex-professor da UFPB foi cremado no último domingo (18).

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)