Mostra de Filmes e Colóquio acontecem no CCTA da UFPB

O Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB) realiza até o dia 17 deste mês a mostra cinematográfica “Retrospectiva Varan” e o “Colóquio Varan – Um Mundo invisível”. Os eventos ocorrem no Cine Aruanda. São resultantes de uma parceria do Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC) da UFPB com a Associação Cultural Balafon, responsável pelo acervo audiovisual.

O evento internacional mostra a experiência dos cineastas da associação Varan que preconiza um cinema de campo fundado nas técnicas da sétima arte, na longa duração, na relação continuada com os personagens e na abertura para a contextualização sociopolítica do tema filmado.

Em João Pessoa, a Mostra e o Colóquio Varan são organizados pela UFPB com a Associação Cultural Balafon no intuito de tornar acessíveis ao público interessado obras cinematográficas e reflexões especializadas vindas de outras regiões do Brasil e do mundo.

As exibições do Colóquio Varan começam nesta quarta-feira (9) e vai até sexta-feira (11), no Cine Aruanda do CCTA. O Colóquio Varan – um mundo invisível- é uma realização da Associação Cultural Balafon em parceria com a UFPB e a Enpartenariatavec: Sorbone Nouvelle e Paris 3.

A mostra e o Colóquio contam com o apoio da Appui, Ateliers Varan, Embaixada da França e Institue Français no Brasil. A organização são dos professores João de Lima Gomes e João de Mendonça da UFPB, Juliana Araujo (Balafonn) e Michel Marie (Sorbonne Nouvelle Paris 3).

O professor João de Lima Gomes, do Curso de Cinema da UFPB, destacou a relevância das atividades no contexto da formação do cineasta. Além disso, “ressaltou a importância da troca de experiência e o trabalho de formação dos documentaristas pelos Ateliers Varan”.

Sobre o Ateliers Varan

O cinema praticado no âmbito dos Ateliers Varan (sediados na França, com núcleos de produção nos mais diversos países) é especialmente celebrado com este seminário, na medida em que a cooperação França-Brasil estabelecida em 1979, no reitorado do professor Lynaldo Cavalcanti, permitiu que alunos da UFPB frequentassem as primeiras turmas Varan em documentário, no início dos anos de 1980.

Todas as atividades acontecem no Cine Aruanda nos horários das 13h às 16h30 e das 17h às 19h. A programação está disponível no endereço:  http://www.balafon.org.br/varan/jp.html.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo