Mostra Universitária é palco aberto para manifestações artísticas na UFPB

Até esta sexta-feira (25) acontece no Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (DAC/CCTA/UFPB), Campus de João Pessoa, a “IX Mostra Universitária Artes em Cena (MUAC)”. Durante os cinco dias de programação, alunos e professores do CCTA/UFPB, e convidados especiais, apresentarão ao público espetáculos, performances artísticas e trabalhos em processo. Também serão ofertadas oficinas artísticas. Toda a programação é gratuita.

A nona edição da MUAC traz como temática o "Corpo como Questão” e se apresenta como local para a discussão sobre o corpo nas artes, corpo político, censura, objetificação, racialidade, ancestralidade, coletividade, etc; como uma pergunta que não encontra resposta, a não ser talvez na própria corporeidade. A mostra contempla 40 atrações, em sua maioria produções dos estudantes dos cursos de graduação em Teatro e Dança da UFPB.

Também foram contemplados artistas convidados, que nesta edição são mais que especiais, vindos de distantes fronteiras. O artista-docente do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia - MG, Ricardo Alvarenga, transeunte entre os campos da dança, performance e artes visuais, trará para o palco da MUAC o trabalho "Atividade Per(Formativa)". E os artistas Karol Ramirez e David Cabezas, afrocolombianos da Universidad de Antioquia (Medellín/CO), apresentarão seu trabalho “Ancestral-Es: Canticuentos” que conta, narra, canta e dança as vivências e histórias das comunidades afro em sua continuidade, persistência e esperança, do meio humano primitivo.

As apresentações ocorrem no prédio de aulas do Departamento de Artes Cênicas, ao lado do prédio do CCTA – Campus I. Não haverá distribuição de ingressos. Ao final de cada rodada de apresentações, o público é convidado a permanecer no local para opinar em retorno ao que foi apresentado, importante contextualização para a formação crítica dos alunos. As inscrições para as oficinas deverão ser feitas no local, meia hora antes da realização.

A MUAC é um projeto de extensão realizado semestralmente por alunos das Graduações de Dança e Teatro da UFPB, envolvidos nas áreas de organização, gestão e produção do evento. Coordenado pela professora Candice Didonet, tem como objetivo promover trocas de saberes entre artistas, professores, estudantes, comunidade acadêmica e geral, fomentando ações culturais em diferentes funções para organização, curadoria e realização da Mostra.

Esta edição conta com o apoio da ADUFPB, professores colaboradores do Departamento de Artes Cênicas, entre outros.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria