Núcleo da UFPB inscreve para eventos nacional e estadual

As inscrições começam nesta segunda-feira (9) para o Quinto Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros e Terceira Semana Afro-Paraibana

Nesta segunda-feira (9) serão iniciadas as inscrições para a participação no V Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros e na III Semana Afro-Paraibana. Os eventos serão realizados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Paraíba (NEABI/UFPB) de 4 a 6 de novembro, no Campus I, e terão como tema os Estudos Culturais e relações étnico-raciais.

Dando sequência aos Seminários anteriores, ocorridos em 2005, 2007, 2010 e 2012 o V Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros, tem como proposta promover discussões sobre história, literaturas africanas e da diáspora negra, educação, ações afirmativas e relações étnico-raciais.

A exemplo dos quatro primeiros Seminários, nos quais foram homenageadas figuras representativas do universo artístico e cultural, como Carolina Maria de Jesus, Grande Otelo, Lima Barreto, Oliveira Silveira e José Tenreiro, Chica Barrosa e Inácio da Catingueira, o V Seminário homenageará Auta de Souza e Cardoso Vieira.

Além das conferências, apresentações de comunicações e painéis, os participantes também poderão se inscrever em minicursos.

Ao realizar a III Semana Afro-paraibana, o NEABI/UFPB tem como objetivo difundir conhecimentos acerca da população afro-paraibana; sensibilizar, informar e formar educadoras/es, graduandas/os, e outros públicos, sobre a Lei 10.639/03 (História da África e da Cultura Afro-brasileira); e também propiciar debate entre os NEABs das universidades da Paraíba e de outros estados do Brasil.

As inscrições poderão ser realizadas até 1º de setembro pela página: https://sites.google.com/site/vseafro/inscricoes.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria