Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFPB comemora 30 anos de criação

O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciou as comemorações de seus 30 anos de existência com programação que se estenderá até outubro deste ano. O lançamento ocorreu na tarde de ontem, 20 de junho, no auditório Humberto Nóbrega do CCS, no campus I, em João Pessoa.

O evento teve início com apresentação de choros pelo clarinetista Gilvandro Neto, egresso da UFPB, que foi acompanhado pelos músicos Léo Meira, Daniel Pina e Adriano (Montanha) Gomes. Estiveram presentes, gestores, docentes e estudantes da universidade, entre eles a vice-coordenadora do Nesc, Lenilma Meneses, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental.

O lançamento também foi prestigiado pelo renomado pesquisador em saúde coletiva Ricardo Burg Ceccim; o vereador Marcos Henriques (PT), da capital paraibana; o coordenador de saúde mental Maurivan Batista, do município de Bayeux; o gerente de ensino e pesquisa Ângelo Melo, do HULW; e a vice-reitora Bernardina Freire, da UFPB.

A solenidade contou com a presença da reitora Margareth Diniz, que conduziu mesa integrada por representantes do Nesc. Participou, ainda, o diretor-geral do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB), Fernando Lopes, que cumprimentou o Nesc-UFPB pelo importante trabalho realizado para a formação de profissionais na área da saúde coletiva e do trabalhador, ao longo de sua trajetória.

O professor João de Deus Gomes da Silva, representante dos egressos, cumprimentou o Nesc pelas três décadas de atividade, ressaltando a importância de suas contribuições para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e salientou que, mais do que nunca, a Saúde Coletiva precisa se fortalecer.

O professor Roberto Teixeira resgatou o histórico das primeiras gestões do Nesc-UFPB, a cargo de Anna Rita Pederneiras (in memoriam), com quem ele trabalhou, e a consolidação do núcleo enquanto formador de recursos humanos para o SUS, focado na prevenção. A decana do Nesc, pesquisadora Teresa Mitsunaga Kulesza, reportou ao período da reforma sanitarista, relatando sobre a militância de profissionais de diversas áreas, o que resultou no modelo de saúde pública implementado pela Constituição Federal vigente, pelo qual muitos direitos foram conquistados e que, diante dos riscos dos tempos atuais, devem ser defendidos.

Em seguida, o coordenador do Nesc, professor José da Paz Alvarenga, falou sobre a instituição do núcleo na UFPB, em 27 junho de 1988, apontando os avanços nos campos da pesquisa e do ensino, com destaque para as recentes ações de formação na área de redução de danos e de educação com ênfase na saúde LGBT. José da Paz informou sobre as ações programadas para a comemoração, que incluem concurso para criação da logomarca do evento, homenagens, mostras, seminários e o lançamento de um caderno de memórias.

O vice-diretor do CCS, Fabiano Gonzaga Rodrigues, parabenizou a todos que fizeram e fazem a história do Nesc, e exaltou suas contribuições ao debate sobre o modelo da saúde pública no país e para a formação de profissionais da área. Ele elogiou a iniciativa de se promover uma agenda de atividades até outubro, quando também completa 30 anos a Constituição Brasileira, que consagrou a saúde como direito universal.

A reitora da UFPB, Margareth Diniz, encerrou o lançamento, inicialmente cumprimentando a todos os integrantes e colaboradores do Nesc por sua atuação e defendendo a importância do lançamento de um caderno de memórias para gravar a história do núcleo e da luta que lhe deu origem, em favor da saúde coletiva e da cidadania. A reitora lembrou que a dedicação da equipe resultou na criação de um mestrado em saúde coletiva e que acompanha, em Brasília, junto ao Ministério da Educação, a proposta do curso de graduação. Por fim, Margareth Diniz concordou com os que a antecederam, reforçando que é preciso estar vigilante quanto aos retrocessos e resistir às tentativas de desmonte da Educação e da Saúde públicas no País.

Após o lançamento, houve o descerramento da placa da segunda turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (Resmen), também no prédio do CCS, seguido de coquetel.

ACS | Rita Ferreira