Núcleo de Teatro Universitário apresenta espetáculo infantojuvenil

O espetáculo “Labirinto Zumbi” realiza apresentações nos dias 2,8 e 9 de abril, às 17h, no Teatro Ednaldo do Egypto localizado na Avenida Maria Rosa, nº 284, Manaíra. Trata-se de uma atividade de extensão do Núcleo de Teatro Universitário (NTU), sob a coordenação da arte-educadora Mônica Macêdo, em parceria com o grupo de Teatro Amador Oxente Meninas.

A ideia do espetáculo surgiu a partir da “Oficina de Teatro nas Férias” para crianças e adolescentes promovidos pelo NTU com a proposição de uma atividade de teatro que se consolidasse com a experimentação de um espetáculo completo, a partir da perspectiva das crianças. O grupo Oxente Meninas agregou então sete meninas: Kívia Sabrina (5 anos), Maria Louiza ( 8 anos), Sophia Vidal (12 anos), Beatriz Yasmim (6 anos), Júlia Gaião (10 anos), Júlia Chiara (11 anos), Lua Ramos (11 anos).

“Foi convidado o dramaturgo e professor da UFPB, Everaldo Vasconcelos, para cuidar da escrita do texto a partir da escuta das meninas que compunham o grupo. O texto foi construído a partir de conversas com as atrizes dentro do contexto de uma noite do pijama onde as personagens vivem as situações do Labirinto Zumbi”, explica Mônica Macêdo, diretora do espetáculo.

Todos os aspectos da montagem do espetáculo foram construídos de forma interativa e seguindo o ritmo das meninas em um processo arte-educativo. Para a diretora Mônica Macêdo “o resultado final possui grandes qualidades: compartilhar com o público um espetáculo teatral feito por meninas que aprenderam a amar a arte do teatro; convidar os pais e educadores para colocarem mais arte na vida das crianças e adolescentes sob a sua responsabilidade; lembrar que a tarefa da arte-educação pode transcender os muros formais das escolas e que podem existir grupos de teatro de crianças e adolescentes vencendo a barbárie de uma sociedade consumista e egoísta”.

“O Labirinto Zumbi conta a estória de um grupo de meninas que está explorando a casa do tio Breno como uma das atividades de uma noite do pijama e se deparam com várias situações enigmáticas. Elas então propõe a criação de um mapa que servirá de guia na aventura, na qual se deparam com alguns monstros que serão enfrentados e vencidos”, conclui a diretora.

A música foi criada por Mizael Batista e Emmanuel Vasconcelos. A cenografia e direção são de Mônica Macêdo. Os figurinos são de Tainá Macêdo (confecção de Maria José Rodrigues). A iluminação é de Eloy Pessoa. Os adereços foram confeccionados por Dada Venceslau. Coreografia de José Maciel. Fotografias de Andréa Gisele, Amanda Falcão e Emmanuel Vasconcelos, que também assina a arte gráfica. A produção é do Grupo de Teatro Amador Oxente Meninas com o apoio da Foco Produções.

Contatos pelos telefones: (83) 98888-4845 e 98829-3220.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria