Núcleo de Teatro Universitário da UFPB promove festival

Será realizado até domingo (18), o XXI Festival de Teatro do Estudante, no horário das 14h às 18h, no Teatro Lima Penante, Rua João Machado, Centro

O Núcleo de Teatro Universitário vinculado a Pró-Reitoria de Extensão para Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (NTU/PRAC/UFPB) realiza até domingo (18), o XXI Festival de Teatro do Estudante, no horário das 14h às 18h, no Teatro Lima Penante, na Rua João Machado, S/N, esquina com a Rua das Trincheiras.

O XXI Festival de Teatro do Estudante vai homenagear este ano o professor aposentado do Departamento de Artes Cênicas da UFPB, Fernando Antônio Teixeira, diretor, ator, e autor dramático, fundador do NTU.

Fernando Teixeira completa 50 anos de vida artística dedicados ao teatro paraibano e o NTU faz 30 anos de fundação.

NTU

O Núcleo de Teatro Universitário (NTU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi criado em 1979, a partir do Departamento de Teatro Universitário da Coordenação de Extensão Cultural. Desse período até hoje, conquistou uma infra-estrutura capaz de atender às demandas da extensão universitária na área das artes cênicas. O NTU conta atualmente com o Teatro Lima Penante, que passou por uma ampliação em 1989, além da Biblioteca Ângelo Nunes, três salas de ensaio e a Pousada Nautília Mendonça, implantados a partir de pequenas reformas feitas em 1996.

Fernando Teixeira

Ele participou da criação do Teatro Universitário em meados dos anos 1970. Dirigiu os primeiros espetáculos universitários da época, como “A Donzela Joana”, de Hermilo Borba Filho, e “Papa-Rabo”, de W. J. Solha, baseado na obra de José Lins do Rego, peças que percorreram o Brasil no projeto “Mambembão”, que consagrou espetáculos e diretores fora do eixo Rio-São Paulo.

Programação:

- Terça-feira a partir das 14:00:

“Comida! Argh!”, espetáculo da E.M. Pascoal Massilio. Texto de Gilma Germano e direção de Carlos Santos.

“O Mágico de Oz”. Espetáculo da ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais. Autor: L. Lima Frank Power e direção de Soraya de Souza e Eliza de Freitas.

“Qual é a História?”, encenação dos estudantes da E. M. Economista Celso Furtado. Texto de Antonio Torrado e direção de Edvaldo Martins.

“O Sítio do Pica Pau Amarelo”, peça dos estudantes da E. Argentina P. Gomes. Texto de Monteiro Lobato e direção de Romildo Rodrigues.

- Quarta-feira, a partir das 14:00:

“Identidade, Qual É A Sua?”, apresentação dos alunos do Decisão Colégio e Curso. Texto e direção de Ricardo Martins.

“A Vida É O Nosso Lugar”, encenação dos estudantes da E. M. Prof. Durmerval T. Mendes. Texto de Anderson Lima e Grupo. Direção de Anderson Lima e Margarida Santos.

“Joana”, peça do Centro Livre Meninada III. Texto e direção de Edvaldo Martins.

“Coração Delator, encenação dos alunos da E. E. João de Oliveira Chaves. Texto de Victor Junior e direção de Cesar Lima.

- Sexta-feira, a partir das 14:00:

“O Pequenino Grão de Areia”, apresentação dos alunos da E. Maria das Neves Lins. Texto de João Falcão e direção de Carlos Santos.

“Cruzes, Muros e Lições”, texto de Herbert Viana e direção de Soraya de Oliveira.

“Feijoada Completa”, encenação do IFPB. De autoria do escritor Érico Veríssimo. Direção de Palmira Palhano.

“Demônio na Carne”. Estudantes do IFPB, texto de Vitor Junior e direção de Cesar Lima.

- Sábado:

“Nóis Mudemo”, peça da E.M. Professora Antonia de S. Machado, Texto e direção de Sandra Borba.

“Auto da Cobiça”, espetáculo da ONG Pro Dia Nascer Feliz. Texto de Altimar Pimentel e direção de Tony Rodriges.

“Cala a Boca Josefina”, encenação da E. M. Professora Elizabeth F. Silva. Direção de Maurício Barbosa de Lima.

“Anjo de Espinho”, peça da E.E. José Leite Souza. Texto de Vitor Junior e direção de Cesar Lima.

- Domingo:

“O Pássaro Real”, peça da E. Irmã Severina/Criançada em Cena. Texto de Lourdes Ramalho e direção de José Maciel.

“Pedaços de Peças, Trepeças e Presepadas”. Centro Cultural Piolim, de Joht Cavalcanti e direção de Gigliola de Lima Melo.

“Estórias”, pelo Grupo Engenho Imaginário. Texto de Valesca Picado e direção de Guilherme Schulze. Encerramento do festival.

Mais informações pelo telefone: (83) 3221-5835.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do NTU