Núcleo Lavid participa da Conferência Brasil-Canadá

ImprimirImprimir

Foram abordadas as seguintes temáticas: Conectividade e Governança da Internet; Conteúdo Digital; Formação de Talentos e Empreendedorismo Digital

 

Equipe do LavidA Estação Cabo Branco sediou nesta semana a Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0. Um evento que reuniu representantes governamentais, profissionais do mercado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e academia.

 

Nesta Conferência as discussões percorreram os caminhos traçados no contexto atual pelo mundo digital destacando os desafios e oportunidades.

 

Também foi possível analisar através dos debates o impacto das mídias digitais e o empreendedorismo na economia criativa e digital. A programação contou com quatro trilhas principais que abordaram as seguintes temáticas: Conectividade e Governança da Internet; Conteúdo Digital; Formação de Talentos e Empreendedorismo Digital.

 

O Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) participou do evento em três momentos. Durante o painel da trilha de Conteúdo Digital que discutiu a temática: “Convergência de Mídias e Produção de Conteúdos Digitais Interativos”. Nesta trilha o coordenador do Lavid, Guido Lemos, apresentou os resultados alcançados em projetos de inovação tecnológica desenvolvidos nas áreas de TV digital interativa e cinema digital interativo.

 

A transmissão do evento ao vivo para Web utilizando a Arthron, ferramenta do Lavid, foi organizada pela equipe do projeto GTAVCS (Grupo de Trabalho de Ambiente de Vídeo Colaboração em Saúde), sob a coordenação da professora Tatiana Aires.

 

Os participantes do evento puderam ainda conferir quatro estandes do Lavid no Salão Panorâmico da Estação Cabo Branco. Na exposição uma equipe de pesquisadores demonstraram durante dois dias projetos sobre acessibilidade com o GTAAAS (Acessibilidade como um Serviço); telemedicina com o GTAVCS (Ambiente de Vídeo Colaboração em Saúde);  patrimônio, memória e interatividade via Web e celular pelo projeto PAMIN (Patrimônio, Memória e Interatividade) e popularização da tecnologia Ginga na América Latina com o Fórum Latino-Americano de TV Digital e a Oficina Ginga, que aconteceram em março deste ano.

 

A organização da exposição na parte do Núcleo Lavid foi realizada sob a orientação dos professores Tatiana Aires, Tiago Maritan e Luciana Chiana, além das pesquisadoras Kellyanne Alves e Madrilena Feitosa.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom/Lavid
Compartilhar: