Núcleos de Pesquisa promovem Seminário de Saúde do Idoso

Podem participar estudantes, professores e profissionais das mais diversas áreas interessados na ampliação de conhecimentos sobre a terceira idade

O Núcleo de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (NIETI) e o Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Humano e Saúde (NEDHUS), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promovem nesta quinta-feira (7), o Seminário Integrado de Saúde do Idoso (SISI). O evento será realizado no horário das 8h às 18h, no auditório do Complexo de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da UFPB, Campus de João Pessoa.

O seminário, que tem como tema “Envelhecer com Saúde”, contará com a participação de treze professores e pesquisadores das áreas da Medicina, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Saúde Coletiva e Educação Física de Universidades da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As conferências e mesas-redondas ministradas abordarão diversos assuntos relacionados ao envelhecimento, como saúde mental, linguagem, sexualidade, saúde coletiva, dentre outros.

O evento contará ainda com a apresentação de 40 trabalhos em formato de pôster. Serão relatos de experiência, pesquisas de campo e revisões bibliográficas sobre temáticas ligadas à terceira idade. Haverá premiação para os três melhores trabalhos.

Para o psicólogo e professor Jaims Ribeiro, do departamento de Fonoaudiologia da UFPB, “a queda nas taxas de fecundidade e mortalidade tem contribuído para o aumento da expectativa de vida do brasileiro”. O professor, que fará conferência sobre “aposentadoria e saúde mental”, diz que hoje “o grande desafio para o profissional de saúde de hoje é contribuir para que quem viva mais também viva melhor”.

O evento é aberto a estudantes, professores e profissionais das mais diversas áreas interessados na ampliação de conhecimentos sobre a terceira idade. As inscrições custam R$20,00 para estudantes e R$30,00 para profissionais, e podem ser realizadas através do e-mail sisi.idoso@gmail.com.

Sobre o NIETI e o NEDHUS

O NIETI, criado em 1992 e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, é composto por professores, funcionários e alunos da instituição, bem como por outros membros da sociedade, ligados a instituições governamentais e não-governamentais que tenham o interesse de estudar e trabalhar com as questões relativas ao processo de envelhecer com saúde e bem-estar.

Já o NEDHUS é formado por estudantes e professores de diversos Centros da UFPB e de outras universidades, constituindo um espaço interdisciplinar e multiprofissional voltado à pesquisa e intervenção em desenvolvimento humano e saúde, em especial nos temas envelhecimento, saúde ocupacional, autismo infantil, AIDS, trânsito e pesquisa básica em saúde.

Para inscrições e mais informações sobre o SISI:

Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/167138086815090/

E-mail: sisi.idoso@gmail.com