NCDH promove Seminário de Direitos Humanos com interface na Educação Superior

Seminário é uma realização do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal. Evento também pretende promover a integração entre o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e o Centro de Ciências Juridicas

O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos do governo federal,  promove, nos dias 28 e 29 de novembro (segunda e terça-feira), o “Seminário Direitos Humanos na UFPB: Diálogos Interdisciplinares”. Na abertura do evento, às 8h30, no Auditório do CCHLA, uma mesa redonda sobre “Diálogos Interdisciplinares em Direitos Humanos na Educação Superior”, sob a mediação do professor Genaro Ieno Neto.

De acordo com a professora Nazaré Zenaide, coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, o seminário pretende promover o diálogo entre as experiências do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) com o Centro de Ciências Jurídica (CCJ) da UFPB. “As iniciativas de inserção dos direitos humanos na UFPB, tanto na graduação como na pós-graduação tem apresentado diferentes configurações educativas integrando ensino, pesquisa, extensão e gestão”, destacou.

Para Nazaré Zenaide, os direitos humanos orientam e direcionam um pensar e um fazer curricular e pedagógico. “A universidade para promover os direitos humanos requer integralidade com todas as áreas do conhecimento, da gestão e funções acadêmicas. O Seminário é uma das metas do projeto ‘Fortalecimento dos Núcleos Interdisciplinares de Educação em Direitos Humanos’, aprovado através de Edital Público da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República”, acrescentou.

O Seminário Direitos Humanos na UFPB: Diálogos Interdisciplinares pretende ainda promover o intercambio de informações e experiências envolvendo as áreas de Psicologia, História, Filosofia, Direito, Ciências Sociais, Serviço Social e Comunicação, integrando o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) com o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

Contato pelo endereço nacdh@cchla.ufpb.br , www.ufpb.br/ncdh ou pelo telefone (83)3216.7468.

Dia 28 – 8h30 – Auditório CCHLA

Mediador: Genaro Ieno Neto

Palestrantes: Eduardo Rabenhorst (Direito), Rubens Pinto Lyra (Ciência Política), Leôncio Camino (Psicologia), Lígia Malta de Farias (Direito), Lúcia Guerra (História) e Luciano Mariz Maia (Direito)

14h30 – Auditório CCHLA