Neemoc/UFPB promove Vivência em Gongoterapia

O Núcleo de Educação Emocional (Neemoc), vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/UFPB), convida alunos, docentes e técnico-administrativos a participarem da atividade de extensão "Vivência de Gongoterapia", que realizará em 20 de abril, das 9h às 11h, na sala 9 (Abacatão) do Departamento de Artes Cênicas (CCTA), situada no campus I da instituição.

A vivência com gongos é uma terapia vibracional, de origem tibetana, baseada na ressonância sonora contínua, que proporciona a imersão do indivíduo, pela meditação, e propõe-se a auxiliar em processos de cura, por meio do equilíbrio das funções do corpo físico e psíquico.

Para o evento, são disponibilizadas 20 vagas e as inscrições devem ser efetuadas até 18 de abril no SigEventos. Nessa vivência, os participantes serão acomodados no solo, deitados, com vendas nos olhos, expostos à sonoridade do gongo terapêutico durante o tempo controlado pelo facilitador. Recomenda-se que o participante venha com roupas confortáveis para atividade e, se preferir, traga sua almofada.

A terapia será conduzida pelo professor Fabrício Possebon, doutor em Letras Clássicas, que pesquisa as temáticas: Espiritualidade, Práticas Integrativas de Saúde, Transcendência e Magia. Ele é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (CE/UFPB), atuando na linha Espiritualidade e Saúde, e é também colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha Tradição e Modernidade. O docente participa, ainda, do Grupo de Pesquisa Raízes - Religiões mediúnicas e suas interlocuções (UFPB/CNPq) e do Núcleo de Educação Emocional (Neemoc).

Sobre o Neemoc

O Núcleo de Educação Emocional (Neemoc) é um órgão suplementar da UFPB, criado pela Resolução n° 6/2017 do Conselho Universitário, que dedica-se ao desenvolvimento teórico e metodológico da área, com foco no desenvolvimento da consciência emocional e de habilidades para o relacionamento interpessoal, visando a saúde e o bem-estar individual e coletivo.

Desse modo, o Neemoc pretende colaborar, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento das competências emocionais dos indivíduos, atentando para aspectos do autoconceito, autoestima, autoconfiança e autoaceitação, assim como da sociabilidade, clima social, trabalho em grupo e mediação de conflitos.

Para isso, promove estudos e atividades, operando em parceria com instituições que tenham como objetivo a promoção do bem viver e a cultura de paz.

Mais informações sobre as atividades, produção, publicações, notícias e eventos do núcleo, acesse o site http://www.ce.ufpb.br/neemoc.

ACS | Rita Ferreira