Nesc/UFPB convida para ciclo de debates sobre Saúde Coletiva

A coordenação do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentro da programação que comemora suas três décadas de existência, convida gestores, trabalhadores, pesquisadores e estudantes das áreas Sanitária e da Saúde Coletiva e todos os demais interessados para o “Ciclo de Debates: 30 Anos do Nesc”.

A primeira etapa do ciclo, intitulada “Responsabilidade Social da Universidade com o SUS”, será realizada por meio de três mesas redondas, nos dias 20 e 21 de julho, no auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus I da UFPB, em João Pessoa.

A primeira mesa redonda ocorrerá no dia 20, das 18h30 às 22h00 com o tema Política de Extensão e Atenção Básica, mediada pelo coordenador do Nesc/UFPB, professor José da Paz Alvarenga, com participação de Alcindo Ferla (UFRGS), Rossana Souto (UFPB) e Érika Almeida (Departamento de Atenção Básica - DAB/MS).

No dia 21, das 8h30 às 10h30, serão debatidas as Políticas Públicas de Governo no Encontro entre Educação e Saúde, tendo como palestrantes Felipe Proenço (UFPB), Vinícius Ximenes (UnB) e Anderson Dias (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde - Cosems/PB), sob a coordenação de Valéria Soares (Nesc/UFPB).

Na sequência, das 10h30 às 12h30, o tema da terceira mesa será Qual Universidade para qual Sociedade?, nas perspectivas de Ricardo Ceccim (UFRGS), Marcelo Sitcovsky (UFPB) e Manuelle Matias (Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG), com coordenação de Jordane Meneses (Nesc/UFPB).

Para participar, é necessário inscrever-se por meio deste formulário. Serão conferidos certificados para os que participarem integralmente do ciclo de debates.

De acordo com José da Paz, as demais etapas serão "Cidadania, Direito à Saúde e Responsabilidade Sanitária", em 24 e 25 de agosto; "Saúde é Cidadania - as lutas da saúde como ciência e prática social", em 28 e 29 de setembro; e "Saúde Coletiva, Afirmação da Vida e Políticas Públicas", em 23 e 24 de novembro.

Parceiros

A coordenação do Nesc/UFPB convidou as áreas de saúde da Paraíba, com as quais desenvolveu atividades, para sua celebração de 30 anos de criação, em reunião ocorrida no gabinete da reitoria da UFPB, na manhã de 12 de julho.

Compareceram secretários municipais e coordenadores da Atenção Básica de Alhandra, Cabedelo, Campina Grande, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Mataraca, Pedras de Fogo, Santa Rita, São Bento e do Sindicato dos Enfermeiros do Estado.

A reitora Margareth Diniz deu boas-vindas a todos e destacou a relevância da cooperação entre UFPB e municípios para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), para o qual as ações do Nesc/UFPB são voltadas, resultando em benefícios à população que mais necessita. A dirigente lembrou que as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão do núcleo envolvem também estudantes, cumprindo importante papel em sua formação profissional.

O coordenador do Nesc/UFPB, por sua vez, agradeceu aos presentes a parceria desenvolvida, ao longo do tempo, na promoção das ações em saúde coletiva, e fez o convite à participação nas comemorações de aniversário do núcleo.

O professor José da Paz apresentou o rol de evento programados até novembro deste ano -, destacando dois que preveem atividades nos municípios. “No mês de outubro, promoveremos ações urbanas em comunidades alcançadas por nossos projetos de extensão, além da Mostra Saúde é o meu lugar, planejada para setembro, com a colaboração dos municípios e apoio da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz e do Ministério da Saúde”, explicou o coordenador.

O coordenador do Nesc/UFPB informou, ainda, que os eventos poderão ocorrer em quaisquer localidades paraibanas que tenham interesse. As atividades serão gratuitas e abertas à participação das comunidades envolvidas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3216-7249.

ACS | Rita Ferreira