NESC/UFPB recebe comissão avaliadora do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde

O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe, nestes dias 3 e 4 de maio, comissão, composta por representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), que irá avaliar o projeto de extensão “Redução de Danos como Estratégia de Atenção e Cuidado Integral à Saúde: políticas, vivências, práticas e qualificação profissional”.

A abertura das atividades foi realizada na sala de reuniões da reitoria, hoje de manhã, com a presença da reitora Margareth Diniz, do pró-reitor de extensão Orlando Villar e do diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) João Euclides Braga. Participaram o coordenador do NESC José da Paz Alvarenga, integrantes do projeto e as avaliadoras Vânia Maria Fernandes Teixeira e Norma Fagundes.

A visita de avaliação faz parte do processo previsto no Edital do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, lançado em conjunto pelo Ministério da Saúde (MS) e a OPAS/OMS, ao qual o projeto do NESC concorre, no eixo temático Integração ensino-serviço-comunidade.

O Laboratório de Inovação tem o objetivo de identificar, valorizar e dar visibilidade às experiências inovadoras e relevantes no âmbito da educação permanente em Saúde - voltadas à formação e qualificação dos profissionais da área - e que apresentem efetivas contribuições para a melhoria do processo de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto do NESC foi um dos 45 pré-selecionados de um total de 251 inscrições recebidas de instituições de todo o País. Na fase atual, o projeto “Redução de Danos...” está entre os 31 que recebem visitas de avaliação para a seleção final das 15 práticas que serão sistematizadas e divulgadas pelo Laboratório de Inovação.

O resultado deve ser divulgado em 22 de maio. Os projetos selecionados receberão certificado e serão apresentados em publicação conjunta do MS e OPAS.

ACS | Rita Ferreira. Fotografia: Fernando Caldeira.