O Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (NIETI), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com inscrições abertas para o curso que pretende capacitar profissionais para o cuidado integral às pessoas idosas. As inscrições podem ser realizadas até 30 deste mês, na sede do NIETI (andar térreo da Reitoria), durante as segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h.
O Curso de Capacitação para Cuidadores de Idosos terá início no dia 7 de julho e se prolongará até 26 de novembro, possuindo 160 horas-aula, distribuídas entre 9 módulos. As aulas serão promovidas nas terças e quintas, no horário das 8h às 12h, na Sala de Reuniões da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) - andar térreo da Reitoria.
Para a inscrição será necessário o certificado de conclusão do ensino fundamental, cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00. O curso oferece 30 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição.
As aulas terão caráter teórico-prático e abordarão conceitos relativos ao envelhecimento e à velhice, cuidados gerais para com o idoso, manuseio ou manipulação de idosos em situação de dependência; higiene pessoal, sono, alimentação, locomoção, medicamentos, além de noções básicas de cidadania, legislação pertinente aos direitos dos idosos, comunicação, relacionamento familiar, atividades físicas e de lazer, violência contra o idoso e sexualidade. Como também serão debatidos temas que dizem respeito à saúde do próprio cuidador de idosos.
O CUIDADOR DE IDOSO: A profissão de cuidador de idosos é reconhecida como atividade profissional pelo Ministério do Trabalho e Emprego, regulamentada pelo Projeto de Lei nº 284/2011, e registrada no Código Brasileiro de Ocupações, sob o código nº 5162-10. No entanto, apesar de amparado legalmente e da crescente demanda para esse profissional, têm surgido desafios de qualificação para a profissão de cuidador de idosos, sendo necessária a formação desse segmento, de modo que possa responder adequadamente aos desafios conjunturais enfrentados pelos idosos na contemporaneidade.
Nesse sentido, é importante o aumento da oferta de cursos que respondam a essa necessidade do mercado, não apenas qualificando o maior número de profissionais para os cuidados com os idosos, mas também promovendo a qualidade dos cursos ofertados, visando capacitar profissionais que, além do aparato técnico-metodológico, desenvolvam habilidades e competências para atuar como mediadores na relação dos idosos com a família e a comunidade. E também é necessário que esse profissional atue como parceiro e promotor dos direitos dos idosos.
Calcula-se que em 2050, o Brasil contará com 63 milhões de idosos, ou 172 idosos para cada 100 jovens. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o país será a 9º nação do mundo com maior parcela de idosos, representado 22,5% da população total.
Para mais informações: (83) 3216-7211 (NIETI) Kamila Katrine - estagiária da Coordenação de Extensão Cultural.