Nota de pesar pelo falecimento da professora Lenilde Duarte de Sá

É com profundo pesar que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comunica o falecimento da professora Lenilde Duarte de Sá, ocorrido hoje, 19 de junho, no Hospital Nossa Senhora das Neves, vítima de um câncer.

A UFPB solidariza-se com a família e amigos da professora, neste momento de profunda tristeza e dor pela perda irreparável.

O velório será realizado, a partir das 9h, na Primeira Igreja Batista (central), situada na avenida Getúlio Vargas, s/n, em frente ao Lyceu Paraibano, em João Pessoa. O sepultamento será às 16h no Cemitério Parque das Acácias, situado na rua Luiz de Lima Freire, 200, bairro José Américo, na capital.

Lenilde Duarte de Sá era docente titular, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) de nossa universidade e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Graduou-se (1987) e cursou o mestrado (1991) na UFPB. O doutorado (1999) e o pós-doutorado (2010) foram realizados pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Atuava nas linhas de pesquisa de Epidemiologia e de Políticas e Práticas de Saúde e Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva e Saúde da Família. Coordenava o Projeto de Pesquisa História da Saúde e da Doença na UFPB e integrava a coordenação do Grupo de Estudos e Qualificação em Tuberculose da Paraíba. Era pesquisadora associada à Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (Rede TB). Ministrava aulas e orientava alunos de mestrado, doutorado e de iniciação científica.

Lenilde possuia também vasta experiência na área da gestão acadêmica, iniciada na década de 1990. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi pró-reitora adjunta de pesquisa e pós-graduação. Na UFPB, atuou como assessora do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), coordenadora do Núcleo e Estudos em Saúde Coletiva (NESC), coordenadora-geral de Capacitação Docente na PRPG e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (CCS). Atualmente, respondia pela Coordenação de Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Pós-Graduação (CAAPG), junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFPB.

ACS | Rita Ferreira