O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e a Comissão de Direitos Humanos e o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH), vinculados à Universidade Federal da Paraíba, manifestam seu pesar pelo falecimento da intelectual e ativista Luiza Helena Bairros, de 63 anos, ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2011-2014), que ocorreu na manhã do dia 12 de junho, na cidade de Porto Alegre. Expressam também solidariedade à sua família e amigos, consternados com sua morte, causada por um câncer de pulmão.
A trajetória política da gaúcha Luiza Bairros foi construída na Bahia, onde residiu por décadas e atuou em movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado (MNU). Trabalhou em programas das Nações Unidas (ONU) contra o racismo, entre 2001 e 2005. Foi também Secretária de Estado da Bahia na gestão de Jaques Wagner (2008). Deixa importantes reflexões sobre as relações raciais e de gênero, resultados de seus estudos sociológicos.
No âmbito da gestão federal, foi responsável pela criação, em 2013, do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). Este sistema se constitui como uma forma de organizar e articular a implementação de políticas públicas para a população negra, visando a superação das desigualdades raciais e a efetivação de igualdade de oportunidades a todos/as brasileiros/as.
Lamentamos a sua morte, contudo, sabemos que o seu legado, marcado por uma trajetória de muita luta por igualdade racial continuará a inspirar aos homens e as mulheres que continuam sonhando com uma sociedade com mais equidade.