A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Conselho Universitário, vem por meio desta nota repudiar as imagens e os comentários violentos, ameaçadores e desrespeitosos, veiculados em programas de rádio e televisão locais, e também nas redes sociais. Imagens recortadas, não autorizadas e descontextualizadas de performances de uma professora dessa instituição, realizadas dentro da UFPB, foram disseminadas de modo deturpado. As performances estavam inseridas na programação de eventos acolhidos por essa instituição.
Esses fatos constituem um sério ataque à universidade, à liberdade de expressão e à sua autonomia. Em específico, as áreas artísticas precisam ser respeitadas pelos seus valores intrínsecos, seus modos de produção de conhecimento e sua importância para o desenvolvimento humano, social e educacional. Os ataques feitos se inserem num contexto de crescimento da intolerância, do patrulhamento moral e ideológico e da violência em suas diversas formas.
Essa universidade não medirá esforços para combater esse tipo de atitude, defendendo os princípios da democracia, dos direitos humanos, da diversidade e da liberdade criativa, fundamentais à sua existência e ao cumprimento do seu papel social. Por outro lado, a UFPB não pactua com manifestações que desvalorizam esta importante Instituição de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica.