Diretores de Centro e Pró-Reitores da UFPB se solidarizam com a Reitora Margareth Diniz.
Nós Diretores de Centro e Pró-Reitores da Universidade Federal da Paraíba, acompanhamos com preocupação crescente os desdobramentos da greve deflagrada pelos alunos do Campus IV – Litoral Norte desde o dia 9 de julho, e com o inaceitável impedimento do acesso do Diretor do CCAE ao seu local de trabalho.
A administração Superior da UFPB reagiu com presteza à situação dando início, nessa mesma data (9/7), as negociações com o Comando de Greve visando à superação das razões que levaram à paralisação.
As solicitações apresentadas pelos grevistas, que não foram atendidas de imediato, foram ponderadas considerando ações que demandam tempo a ser definido em calendário possível.
Estranhamente, o Comando de Greve conduziu assembleia em que não apenas decidiu pela manutenção do movimento, apesar das reivindicações atendidas, como, ainda, ampliou a pauta de pedidos. Apesar desse encaminhamento, a Reitora Margareth Diniz manteve o canal de negociação aberto com o Comando de Greve, através do envio de comissão composta pelo Pró-Reitor de Assistência e Promoção Estudantil e Assessores da Reitoria.
Novamente, os pedidos foram acolhidos pela Administração Superior, sendo constituída Comissão Mista, então formada por 8 alunos escolhidos pelo Comando de Greve, 8 professores escolhidos em assembleia docente, 4 servidores técnico-administrativos, para analisarem as reivindicações adicionais. Na ocasião foi proposta uma nova rodada de negociações, quando se buscaria apresentar alternativa à superação do impasse.
A reunião foi marcada e realizou-se na última sexta-feira, dia 16/8, às 16 horas, na sala de reuniões do Gabinete da Reitora com a Comissão Mista, diversos Pró-Reitores, Assessores, além da própria Reitora Margareth Diniz e o Vice-Reitor Eduardo Rabenhorst.
Tudo transcorreu dentro da normalidade, em clima sereno tendo a Comissão Mista aceitada levar as informações à comunidade do Campus IV e retornar com suas deliberações.
No entanto, quando da saída do encontro, um reduzido grupo de estudantes, que não havia participado da reunião, tentou impedir o deslocamento da Reitora à sua residência se valendo do uso inaceitável da força.
Portanto, nos solidarizamos com a Reitora Margareth Diniz e nos insurgimos veementemente contra esse tipo de comportamento inteiramente incompatível com a vida democrática.
Por outro lado, assim como temos a mais absoluta convicção de tratar-se de minoria ainda não inteiramente adaptada aos novos tempos democráticos, temos, também, firme confiança que a imensa maioria da comunidade do Campus IV repudia esse tipo de comportamento agressivo e que trabalhará, juntamente com a Administração Superior da UFPB, para alcançar a volta à normalidade das atividades acadêmicas.
João Pessoa, 19 de agosto de 2013.
Assinam:
Eduardo Rabenhorst - Vice-Reitor
Antonio Gualberto Filho - Prac
Ariane Norma de Menezes Sá - PRG
Clivaldo Silva de Araújo - PRA
Francisco Ramalho de Albuquerque - Progep
Isac Almeida de Medeiros - PRPG
Marcelo Sobral da Silva - Proplan
Thompson Lopes de Oliveira - Prape
Alexandre Scaico - CCAE
Antonio de Melo Villar - CT
Djail Santos - CCA
Guido Lemos de Souza Filho - CI
Ierecê Maria de Lucena Rosa - CCEN
João Euclides Fernandes Braga - CCS
José David Campos Fernandes - CCTA
João Marcelino Oliveira Cavalheiro - CTDR
Maria Luíza Pereira - CCJ
Mônica Nóbrega - CCHLA
Terezinha D. Martins - CCHSA
Valdir de A. Braga - CBiotec
Walmir Rufino da Silva - CCSA
Wilson Honorato Aragão - CE
Para ler a Nota Oficial da UFPB clique AQUI.
Para acessar a Nota de Repúdio do Consepe clique AQUI.