NOTA SOBRE O RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E À SOCIEDADE PARAIBANA

A Universidade Federal da Paraíba conta com cerca de 32.000 estudantes presenciais da Graduação. Hoje, a UFPB oferece mais de 10.000 benefícios dentro de uma política de assistência estudantil, entendida como direito social, através de ações diversas aos que, comprovadamente estão em vulnerabilidade social. Residência universitária, auxílio-moradia, restaurante universitário, auxílio-alimentação, auxílio-creche, auxílio-transporte, bolsas de permanência, programa pec-g, apoio aos alunos com deficiências, são alguns destes benefícios.

O Restaurante Universitário do campus I, que fornece diariamente cerca de 3000 refeições/dia, encontra-se em fase de finalização dos trabalhos de melhoria na infraestrutura, equipamentos e modelo de distribuição de refeição, demandados desde o ano de 2009 pelos órgãos de controle e vigilância sanitária, e somente atendidos na atual gestão, inclusive com melhoria da qualidade nutricional do cardápio.

Em decorrência dessas modificações na infraestrutura da unidade de João Pessoa, visando assegurar a oferta de refeições aos estudantes no período 2015.2, a Superintendência dos Restaurantes Universitários da UFPB passou a utilizar a estrutura do RU Campus IV, para provisoriamente, até 26 de fevereiro, complementar as refeições servidas, transportando-as para o campus de João Pessoa.

No dia 23 de fevereiro, manifestantes impediram a saída do caminhão que transportava a alimentação para o campus I, e provocaram, em decorrência da detenção do veículo ao longo de toda a manhã, a impropriedade do consumo dos alimentos, conforme boletim policial da ocorrência, registrado pela nutricionista responsável. Por consequência dessa ação, incompatível com o exercício da livre manifestação assegurada pelo estado democrático de direito, o RU Campus I não pode oferecer as refeições aos estudantes de João Pessoa.

A administração superior da UFPB trabalha para restaurar a normalidade dos serviços e restabelecer a oferta de refeições aos usuários a partir da data de hoje, no período noturno, fazendo com que o RU Campus I volte a executar sua indispensável função.

João Pessoa, 24 de fevereiro de 2016

Ascom UFPB