Novo Centro de Ensino está sendo implantado na UFPB

O Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba vai funcionar no Campus I com 12 cursos de graduação e 4 de pós-graduação

Objetivando o progresso da ciência, da técnica e das artes, como instrumento para o desenvolvimento social e econômico, regional, nacional e internacional na área das artes, da comunicação, e do turismo, está sendo implantado o Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), no Campus de João Pessoa.

Segundo o seu diretor, professor Jose David Campos Fernandes, o CCTA está sendo formado por cinco departamentos: Artes Cênicas, Artes Visuais, Educação Musical, Comunicação e Música, tendo como sua comissão criadora instituída pela Direção do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) os seguintes professores: Antonio Carlos Batista Pinto Coelho, Carlos Anísio de Oliveira e Silva, Geraldo Dias da Rocha Junior, Livia Marques Carvalho, João de Lima Gomes, Jose David Campos Fernandes, Paulo Roberto Vieira de Melo e Rosilda Maria Sá Gonçalves de Medeiros.

Em entrevista, o Diretor do CCTA fala de sua implantação e das estruturas desse novo centro universitário.

A Entrevista

AN - O CCTA já começou a funcionar?

DIR.- Sim. O Centro de Comunicação, Turismo e Artes já está em fase de implantação, começando com a instalação de sua estrutura administrativa. O CCTA é composto de 5 departamentos (Artes Cênicas, Artes visuais, Comunicação e Turismo, Educação Musical e Música), todos com origem no CCHLA.

AN - Qual a estrutura física do CCTA? (salas de aula, laboratórios, etc...)

DIR. - É um complexo formado por 6 prédios, com aproximadamente 7.000m2, que abriga salas de aulas, laboratórios, estúdios de TV e de rádio, estúdios individuais para música, 4 auditórios, ambientes de professores, salas de reunião, sala de defesa de teses, entre outros. É uma estrutura que abrigará 12 cursos de graduação e 4 de pós-graduação.

AN - Que cursos serão ou estão sendo ministrados no CCTA?

DIR. - Artes Visuais, Teatro, Jornalismo, Relações Públicas, Rádio e TV, Cinema, Turismo, Educação Musical, Música, Música Popular, Regência de Bandas e Fanfarras, em funcionamento e o curso de Dança, em fase de criação. Na pós-graduação temos o Mestrado em Música e o Mestrado em Artes Visuais, e em fase de implantação o Mestrado em Artes do Espetáculo e o Mestrado em Jornalismo – Profissional.

AN - Qual o número de vagas oferecidas por curso?

DIR. - São oferecidas cerca de 350 vagas anuais divididas por 12 cursos. Contamos com cerca de 2.000 alunos.

AN - Qual a estrutura docente do CCTA?

DIR. - São 136 professores (chegaremos a 150 com os novos concursos). Temos atualmente 60 doutores e 52 mestres.

Estrutura Organizacional

O professor David Fernandes falou também sobre a estrutura organizacional do Centro de Comunicação, Turismo e Artes que, informou, será baseada nas seguintes unidades departamentais, com seus respectivos cursos:

DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS

• COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TEATRO
  • COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DANÇA (a ser criado)

DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS

• COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ARTES VISUAIS - ACADÊMICO