NPD realiza Curso de Direção Cinematográfica a partir desta 2ª

Curso será ministrado por Caetano Gotardo, formado em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicações e Artes/USP; inscrições encerram-se neste sábado (7)

O Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), através do Núcleo de Produção Digital Paraíba (NPD), promove o Curso de Direção Cinematográfica, com o cineasta Caetano Gotardo (ECA/USP), que acontece de 9 a 13 de dezembro, no Núcleo de Documentação Cinematográfica (Nudoc), localizado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba.

Para participar, basta preencher a ficha de inscrição (disponibilizada em http://oficinasnpdpb.wix.com/npdpb#!cursos/cfp1) e enviar para o e-mail oficinasnpdpb@gmail.com até este sábado (07). As vagas limitadas (16 no total) são voltadas aos profissionais do audiovisual com interesse em direção, professores e estudantes de cinema, comunicação, artes em geral.

O Curso vai fazer uma introdução às principais questões relacionadas ao processo de direção cinematográfica e exercícios práticos de direção de cinema. O objetivo é definir, refletir e discutir as diferentes fases da função do diretor/roteirista, como argumento, roteiro, decupagem, produção, filmagem, fotografia, direção de arte, entre outros.

Caetano Gotardo

Montador, roteirista e cineasta. Nasceu em Vila Velha (Espírito Santo), e se formou em Cinema e Vídeo pela ECA-USP. Escreveu e dirigiu os curtas-metragens "Matéria" (2013), "Os barcos" (2012, em parceria com Thaís de Almeida Prado), "Outras pessoas" (2010), "O menino japonês" (2009), "Areia" (2008), "O diário aberto de R." (2005) e "Feito não para doer" (2003), todos exibidos em diversos festivais brasileiros e internacionais, como a Semana da Crítica do Festival de Cannes, o Festival de Havana, o Zinebi – Bilbao. Seu primeiro longa-metragem como diretor e roteirista, "O que se move", começou sua carreira em festivais em 2012 e estreou nos cinemas brasileiros em 2013, tendo ganhado prêmios como os de melhor filme na Semana dos Realizadores e no Hollywood Brazilian Film Festival, além de uma calorosa acolhida da crítica.

Mais informações, através do e-mail oficinasnpdpb@gmail.com ou pelo telefone (83)3216-7382.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)