NTI simplifica e moderniza acesso remoto a portais de pesquisa

Um dos serviços de tecnologia da informação mais procurados pela comunidade acadêmica da UFPB, o acesso remoto a portais de pesquisa, também conhecido como Proxy UFPB, passou por uma reestruturação em sua arquitetura. Desde 30 de abril cadastrados no SIG podem usar suas credenciais para se autenticar no serviço

A reestruturação do serviço  visa simplificar e tornar mais seguro o seu uso.  Alguns sites, como o Portal de Periódicos da CAPES e a Base Ebrary, restringem seu conteúdo, no todo ou em parte, à rede de computadores da UFPB. Nesse sentido, o serviço de acesso remoto a portais de pesquisa provido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) tem por objetivo permitir que alunos, professores e servidores da UFPB possam acessar tais portais de pesquisa, por exemplo, a partir de casa ou no exterior, simulando estar usando a rede da UFPB.

Antes, para utilizar o serviço era necessário solicitar um usuário/senha através da Central de Atendimento do NTI. Agora, basta fazer o download da versão mais recente do navegador Firefox UFPB através deste link[1] e utilizar as mesmas credenciais (usuário e senha) do SIG (SIPAC, SIGRH, SIGAA). Quem ainda não possui acesso em um destes sistemas poderá fazer o auto cadastro através deste link[2].

Segundo Leonardo Américo, servidor do NTI que conduziu a modernização, "o projeto necessitou de horas de estudo e aprendizado, mas a partir de agora tudo é feito de forma automática pelo próprio usuário, poupando-nos do trabalho repetitivo de realizar o cadastro e nos permitindo focar em novos projetos de serviços para a comunidade acadêmica, ao mesmo tempo em que agiliza a disponibilização do serviço de acesso remoto para os interessados".

Além disso, o serviço tornou-se mais seguro, pois garante-se que apenas alunos, professores e servidores da UFPB têm acesso ao serviço. "A Universidade paga pelo acesso a esses portais, portanto é fundamental que apenas quem tenha vínculo com a UFPB os use", disse Leonardo, que integra a equipe de Gerência de Redes do NTI.

Até o dia 1º de junho, o antigo serviço de acesso remoto também estará ativo juntamente com o novo, quando então apenas o serviço integrado ao SIG será disponibilizado. Desde já não é mais necessário abrir chamado na Central de Atendimento do NTI solicitando usuário/senha, bastando realizar o auto cadastro[3] no SIG e seguir as instruções constantes neste link[4].

O NTI lembra também que as credenciais (usuário/senha) para utilizar o serviço de acesso remoto a portais de pesquisa não são válidas nos portais em si, cabendo ao usuário, neste caso, fazer o seu cadastro nas bases de dados.

Quaisquer dúvidas sobre o serviço, e para quaisquer solicitações em TI, o interessado deve abrir um chamado na Central de Atendimento do NTI, no endereço http://www.nti.ufpb.br/suporte.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do NTI