Nudas/UFPB participa de encontro sobre Diversidade Sexual

Coletivo se reúne, nesta quinta (13), para acertos sobre o 11º Encontro Nacional Universitário, que será realizado em agosto, na Universidade Federal do Paraná

O Núcleo Universitário pela Diversidade Afetivo sexual (Nudas/UFPB) realiza na próxima quinta-feira (13) reunião com o objetivo de apresentar o histórico e articular o grupo para participar do 11º Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual, que será realizado de 22 a 25 de agosto na Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral). Além disso, o grupo quer debater a proposta da UFPB para sediar o encontro em 2014. A reunião será na Praça da Alegria no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), às 19h24m.

De acordo com um dos integrantes do coletivo, Brunx Rapchaell, o Nudas atua nas áreas de diversidade, gênero e sexualidade, com o objetivo de contribuir com a luta pelo respeito a diversidade. “Nosso intuito é criar um espaço de organização e formação política a fim de instrumentalizar atores sociais para intervenção e criação de espaços políticos e acadêmicos sobre a ótica da diversidade”, comentou.

O tema deste ano do XI Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual é “Fritando as políticas de enfrentamento ao heterossexismo. Fofocas e cochichos: Os rumores laterais”. Segundo Brunx Rapchaell, a proposta é a de abrir espaço e quebrar o engessamento político que estrutura o movimento. “Através deste tema, propomos nos apropriar de ferramentas que nos permitam pensar, repensar e, através de pequenos bombardeios precisos, ousar destruir a heterossexualidade enquanto regime político”, disse.

Sobre a realização do encontro na UFPB em 2014, Brunx Rapchaell afirma que primeiro é preciso debater as propostas para conseguir sediar o evento. “Vamos discutir internamente para depois dialogar com os gestores da UFPB para poder apresentar ou não a proposta de sediar o 1º Encontro Regional Universitário de Diversidade Sexual. A apreciação se dará na plenária Nordeste durante o Enuds”, justificou.

Mais informações pelo e-mail nudas.contato@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)