Nuppo-UFPB repensa tradições de Natal em João Pessoa

Evento terá palestra com Chico César, Secretário da Cultura do Estado, Mostra Iconográfica dos Brincantes e Exposição de Presépios na UFPB

Um momento para repensar as tradições de Natal na cidade de João Pessoa. É o que promete o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para esta terça-feira (6) com o evento Memórias dos Natais da Cultura Popular na Paraíba.

Trata-se de um conjunto de ações com palestras, mostra iconográfica de brincantes e exposição de presépios. Tudo deve fazer parte da abertura do ciclo de Natal na cidade, que tem inicio no dia 8. “A gente quer trazer um debate sobre o ciclo natalino em João Pessoa que envolvia apresentações da Nau Catarineta, Babau, Cirandas e Lapinhas nos bairros e principalmente na Lagoa do Parque Solon de Lucena”, conta a professora Beliza Áurea, coordenadora do NUPPO-UFPB.

De acordo com a professora, o objetivo é repensar e rever a memória natalina da cidade cuja tradição é desconhecida entre os estudantes mais jovens. A programação do evento tem início com uma palestra do Secretário de Cultura do Estado, o cantor Chico César, com o tema “Memórias dos natais da cultura popular na Paraíba". A palestra está marcada para às 15h, no auditória da Reitoria.

Na programação está prevista também uma Mostra Iconográfica dos Brincantes da Paraíba, no hall da Reitoria, com a curadoria da professora Beliza Áurea. Já o professor José Augusto Moraes, organiza a Exposição de Presépios, no hall do NUPPO, na Reitoria da UFPB. O evento será marcado também por uma exposição coletiva “As Yabás de Dezembro”, com a curadoria dos professores Marinaldo da Silva e Roncalli Pinheiro. Por fim será inaugurada a Biblioteca Altimar Pimentel, às 17h.

Agência de Notícias da UFPB - Marcus Alves