Obras de Pedro Américo são reunidas em coleção inédita

ImprimirImprimir

Resultado de mais de 20 anos de pesquisa sobre a vida e obra do pintor Pedro Américo de Figueiredo e Melo, o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dr. Silvano Alves Bezerra da Silva lança nesta quinta-feira (25) dois títulos que abrem a Coleção Pedro Américo: Discursos parlamentares, 1981-1892, e a Biografia: Pedro Américo. O lançamento acontece na Fundação Casa de José Américo, Praia do Cabo Branco, a partir das 19h.

 

De acordo com o professor doutor Silvano Silva, idealizador e responsável pela Coleção, a iniciativa editorial objetiva pôr em circulação todos os livros produzidos pelo mais notável artista plástico paraibano, bem como outros que tratam de sua vida e de seu destacado papel nas artes e na cultura nacionais. As obras que integram a Coleção são fontes indispensáveis de informação para se entender o grande artista em meio às muitas tramas de seu tempo.

 

Os livros que compõem a Coleção Pedro Américo estão há muito tempo fora do alcance dos olhares dos leitores, pois foram publicados do último quartel do século XIX a meados do XX, e permaneceram em primeira edição. E isso mesmo se tendo em vista que poucos artistas plásticos brasileiros do século XIX “foram, em vida, tão aclamados quanto Pedro Américo, e número menor ainda fica reservado aos que conseguiram sobreviver ao tempo e continuar, como ele, a merecer a atenção de críticos, especialistas e estudiosos das artes plásticas, da história e da cultura nacionais”, conforme assinala o prefaciador dos Discursos parlamentares, o governador Ricardo Coutinho.

 

Segundo o coordenador da Coleção, mesmo sendo Pedro Américo um dos luminares da cultura brasileira, o que se sabe da vida dele é ainda muito pouco, em geral reduzido a informações de sua atividade de grande artista plástico. E não foram poucas as atividades a que se dedicou e pretensões que alimentou. Ele foi professor universitário no Brasil e na Bélgica, caricaturista, ensaísta, líder trabalhista, romancista, envolveu-se com ciência e filosofia, e, por fim, exerceu mandato parlamentar em nossa primeira Câmara Federal republicana.

 

E é de sua carreira política que trata o primeiro título da Coleção, Discursos parlamentares: 1891-1892 (A União), que reúne os pronunciamentos e projetos que apresentou ao primeiro Congresso Constituinte. Eleito pelo recém-criado Estado da Paraíba, em 15 de setembro de 1890, Pedro Américo levou à apreciação da Câmara Federal projetos que julgou indispensáveis à vida educativa e cultura da Nação. Ele propôs a criação de três universidades, da galeria nacional de artes plásticas, do teatro nacional e da lei dos direitos autorais.

 

O segundo livro é Biografia: Pedro Américo (A União; Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA da UFPB), escrita pelo famoso diplomata e literato do Império, Luiz Guimarães Júnior. Esta obra foi a primeira a refazer parte da trajetória do artista paraibano, e por outro motivo também se antecipa: ela recobre a vida do paraibano no início de carreira, quando lutava para firmar-se entre os pintores da história nacional. Destaca o prefaciador desta obra, o professor José David Fernandes, que a “reedição deste importante registro biográfico vem restituir uma engenhosa peça estratégica de comunicação de Pedro Américo, testemunho de um período intenso de debates e de disputas no âmbito das artes plásticas do Segundo Império”.

 

Será lançado, também, o primeiro romance de Pedro Américo, O holocausto (Editora Universitária/UFPB), que integra a Coleção Nordestina. Esta obra, preparada pelo professor Silvano Bezerra da Silva, marca um momento muito especial da caminhada do inquieto artista e intelectual: pois revelou para o seu tempo uma de suas acalentadas aspirações, a literária, área bem distinta daquela que o consagrou como uma das grandes personalidades do mundo artístico nacional. Aspecto a se destacar é que a história de amor irrealizável entre Agavino e Palmira, protagonistas do romance, figura como a primeira obra, de maior repercussão editorial, ambientada, em grande parte, em terras paraibanas.

 

Sobre a Coleção Pedro Américo

 

A Coleção reunirá um grupo de obras de e sobre o artista paraibano, cuja finalidade é ampliar as vias de acesso a documentos tidos, até agora, como de dificílimo alcance. Além dos livros assinados por Pedro Américo, e outros produzidos por renomados escritores, a Coleção trará cartas, matérias publicadas em jornais do Império, bem como artigos e conferências vertidos para letra de forma. A Coleção Pedro Américo é composta pelos seguintes títulos: Discursos Parlamentares (1891-1892), Pedro Américo: Biografia, Galeria de Pedro Américo, Considerações Filosóficas sobre as belas-artes entre os antigos, A ciência e os sistemas: questões de história e filosofia natural, O holocausto, O foragido, Na cidade eterna, Amor de esposo, Discursos acadêmicos, Sobre arte, Papéis internacionais, Papéis avulsos, Cartas de um pintor do Império, Arte brasileira: pintura e escultura, As batalhas de Pedro Américo, A Batalha de Guararapes, Pedro Américo nos jornais do Império.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: