Oficina Contadores de Histórias em Libras inscreve até dia 2

Será orientada pela professora Sandra Santiago do Centro de Educação e ministrada por Valeska Picado, uma das diretoras de Artes Cênicas da TV UFPB

Valeska PicadoO programa 'Contos da Tradição Oral Nordestina - Edição e Acessibilidade' (Programa de Extensão Universitária - PROEXT 2013 do MEC) coordenado pela professora Ana Cristina Marinho Lúcio do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (CCHLA) oferece à comunidade uma Oficina para Contadores de Histórias em Libras.

A oficina será realizada no dia 3 de maio, no horário das 8h às 11h30, no prédio do Cedesp, próximo a Editora Universitária. Podem se inscrever até o dia 2 de maio, maiores de 18 anos, com deficiência auditiva e Habilidades em Libras e Língua Portuguesa. Será orientada pela professora Sandra Santiago do Centro de Educação e ministrada por Valeska Picado que é uma das diretoras de Artes Cênicas da TV UFPB.

O programa 'Contos da Tradição Popular na Paraíba: Edição e Acessibilidade' possui quatro frentes de ação: promoção de cursos de capacitação para professores de língua portuguesa e intérpretes (Libras) dos municípios de João Pessoa e Cabedelo para o trabalho com a literatura popular oral em sala de aula; edição de contos populares de narradores paraibanos, gravados nas décadas de 1970 e 1980, que fazem parte do acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular - NUPPO; adaptação de dez contos para a televisão, destinados às crianças ouvintes e deficientes auditivas; apresentação de um espetáculo teatral que recria narrativas da tradição popular paraibana, produzido pelo grupo teatral “Engenho Imaginário”, em cinco comunidades rurais da Paraíba.

O programa beneficiará um grande número de crianças e adolescentes além de promover uma discussão sobre a cultura popular, o acesso de crianças com deficiência auditiva aos contos da tradição oral e a valorização dos artistas e narradores populares do estado da Paraíba.

A ação promove a divulgação de pesquisas sobre a cultura popular, desenvolvidas na UFPB desde a década de 1970, através da transcrição, edição e publicação de narrativas populares. Essas mesmas narrativas também serão adaptadas para a televisão e veiculadas através da TV UFPB, em canal aberto. O programa 'Quem souber que conte outra' já faz parte dos programas em andamento da TV e é fruto de um projeto de extensão desenvolvido durante os anos de 2010 e 2011 (Joaninha: leituras encenadas - projeto premiado com o Elo Cidadão em 2011).

Com a participação da professora Sandra Alves da Silva Santiago, cada episódio do programa terá duas versões (uma para crianças ouvintes e outra para crianças com deficiência auditiva). Os professores das escolas municipais de João Pessoa e Cabedelo serão sensibilizados para o trabalho com as narrativas e versos da tradição popular, numa ação que promove a valorização dos artistas populares e a discussão de temas transversais no ensino fundamental.

A parceria com o Grupo Engenho Imaginário proporcionará uma experiência interativa com populações rurais envolvendo dança, música popular, literatura oral e teatro. A ação também envolve alunos de sete cursos de graduação da UFPB (Letras, Letras/Libras (UAB), Música, Teatro, Comunicação, Computação e Artes Visuais), além de professores de dois municípios paraibanos e moradores de duas comunidades rurais.

Sobre Valeska Picado

Contadora de histórias, atriz, diretora, dramaturga, roteirista, desenhista, dançarina popular e arte-educadora, formada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas (UFPB-1997), atuou por vários anos como professora de teatro e formadora de profissionais ligados ao ensino e a arte. Atualmente exerce a função de diretora de artes Cênicas da TVUFPB – UFPB.

Destacam-se alguns trabalhos:

2012 – Participou do projeto Subindo a ladeira como Contadora de Histórias (João Pessoa/PB)

2010 – Ministrou a oficina de Contação de História - FENARTE (João Pessoa/PB)

Blog: http://era1eram2eram3.blogspot.com.br/

2011 – Dirigiu e escreveu roteiros para o programa de contação de histórias ‘Quem Souber que Conte Outra’ (PROBEX – UFPB)

2010 - Dirigiu o experimento em Libras com estudantes de teatro (Fazendo Arte - João Pessoa/PB)

Inscrições pelo e-mail valeskapicado@gmail.com  ou por mensagem para o telefone (83) 8842-3469.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria