Oficina discutirá direito à cidade no Vale do Gramame

O Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade (NPD) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove nesta quarta, 25 de julho, das 8h30 às 10h30, a III Oficina de Planejadores e Gestores Urbanos no Gramame: o Plano Diretor e a participação social, para professores e estudantes de ensino médio da Escola Olho do Tempo, na rua Telegrafista Geraldo Fagundes de Araújo, 10, Gramame, em João Pessoa.

O evento integra o projeto de extensão "Formação de Planejadores e Gestores Urbanos: uma agenda de mobilização", financiado pelo Edital PROBEX/UFPB 2018, e visa sensibilizar e fortalecer as capacidades de docentes e discentes da Escola para sua participação nas questões relativas ao direito à cidade no Vale do Rio Gramame.

A oficina é uma iniciativa do NPD/UFPB, realizada em parceria com a Escola Viva Olho do Tempo e o Observatório das Metrópoles - Núcleo Paraíba, cujo conteúdo será ministrado pelo professor Demóstenes Moraes (UFCG) e a bolsista Adalgisa Maux, com participação dos cordenadores do projeto, os professores da UFPB Fernando Joaquim Ferreira Maia e Andrea Porto Sales.

Essa é a terceira das sete oficinas previstas, que propõem-se, entre outros objetivos, a apresentar como é feito o planejamento urbano na localidade, a fornecer apoio pedagógico sobre a questão do direito à cidade em disciplinas curriculares na Escola e a capacitar sobre instrumentos de participação social e ferramentas de defesa de direitos, principalmente as relativas ao uso e ocupação do solo na perspectiva da realização da sua função social.

O projeto também apoia a produção de conhecimento sobre a realidade local e a formação de grupos organizados, articulados com atores governamentais e não governamentais, para a ação continuada de defesa do direito à cidade.

ACS | Rita Ferreira. Fotografia: MP/PB