Oficina no Campus I mostra experiências no campo da educação popular

ImprimirImprimir

O Programa de Extensão “PINAB - Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica” organiza uma série de Oficinas e Rodas de Conversas. A intenção é de propiciar a organização de espaços públicos para a socialização de experiências e aprendizados no campo da Educação Popular. O Pinab UFPB é vinculado ao Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e ao Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas (CCM), Campus de João Pessoa.

 

A próxima oficina será “Participação social na perspectiva da Educação Popular: caminhos e aprendizados com base em experiências”, neste sábado (3), das 8h às 12h, na Sala de Reuniões do CCM/UFPB, Campus I.

 

Os trabalhos visam possibilitar o diálogo propositivo entre os sujeitos dessas ações, na perspectiva de sua organização e de seu fortalecimento para uma atuação altiva, combativa e crítica diante da atual realidade brasileira, particularmente no que tange à Educação Popular, à Promoção da Saúde e à realização da Segurança Alimentar e Nutricional em comunidades.

 

O atual cenário social e político nacional tem exigido o aprofundamento de reflexões sobre as práticas sociais e seus esforços na direção de horizontes emancipatórios. É premente, nesse contexto, se discutir caminhos e metodologias para um trabalho educativo que gere autonomia, organização e emancipação dos grupos populares e das camadas socialmente excluídas. Ainda, é fundamental exercitar, de maneira coletiva, diálogos acerca da politicidade dessas iniciativas, bem como de seus limites e obstáculos, na perspectiva de se fortalecer sua capacidade de intervenção e a continuidade de suas contribuições nos seus territórios de atuação.

 

São objetivos desta oficina: discutir os caminhos e aprendizados de experiências de participação social em educação popular; contribuir com a mobilização e o estímulo de sujeitos no sentido do protagonismo e participação na elaboração, construção, fiscalização, controle e monitoramento das políticas públicas; provocar nas pessoas o desejo, incentivo e atitude de participar ativamente, através de reflexões na direção de seu empoderamento; propiciar o encontro de sujeitos, práticas e experiências de educação popular na linha da participação social; incentivar a discussão da participação social no âmbito da Educação Popular.

 

A oficina é aberta a toda comunidade acadêmica da UFPB e às demais instituições de ensino superior, como também qualquer cidadão que tenha interesse em participar, tendo como grupos prioritários profissionais e militantes de movimentos, práticas e experiências em educação popular no estado da Paraíba, nas mais diversas áreas. Participarão também conselheiros distritais de saúde de João Pessoa.

 

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no sítio: https://goo.gl/forms/6hOZpW8dmI4iyVVt2.

 

Mais informações no blog: www.projetopinab.blogspot.com.    

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: