Oito laboratórios do CI vão expor inovações tecnológicas na Expotec 2017

Com soluções tecnológicas inovadoras apresentadas ao público por oito laboratórios de pesquisa, o Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) será uma das vitrines da terceira edição da Expotec, exposição de tecnologia da informação e inovação. A exposição será realizada no Centro de Convenções de João Pessoa, desta quarta-feira (9) até sexta-feira (11), pela Associação Nacional de Inclusão Digital (Anid).

Nos estandes do CI, que estarão abertos à visitação nos três dias do evento, os visitantes da Expotec terão a oportunidade de conhecer e interagir com aplicativos e produtos gerados em laboratórios que apresentam soluções em acessibilidade para surdos, localização geográfica, nutrição de animais, inclusão digital para beneficiários do Programa Bolsa Família, inclusão digital de gênero, inteligência artificial, além de desenvolvimento web, engenharia de petróleo, educação virtual, robótica e robótica educacional.

Dentre as novidades que a equipe do CI levará à Expotec está o “Pet feeder”, um alimentador virtual de animais, acionado remotamente, através de um aplicativo instalado no celular. Essa inovação foi desenvolvida pelos pesquisadores do Laboratório de Medidas e Instrumentação (LMI).

A mesma equipe do LMI também criou um goniômetro virtual, uma ferramenta que amplia a capacidade do goniômetro, comumente utilizado por fisioterapeutas para medir o nível de flexibilidade das mãos de pacientes em reabilitação. Com esse aplicativo, é possível obter medidas mais consistentes dos movimentos das mãos, sem depender apenas da avaliação que o profissional de saúde faz com o equipamento tradicional.

O Núcleo de Pesquisa e Extensão - Lavid, que vem participando da Expotec, desde a primeira edição, marcará presença na exposição tecnológica com o VLibras, a solução de acessibilidade para surdos que traduz texto, áudio e vídeo para Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Também de autoria da equipe do Lavid, outra tecnologia que será bastante atrativa para o público é o conjunto de aplicativos para TV digital interativa, desenvolvidos para serem exibidos nos aparelhos de TV dos beneficiários do Programa Bolsa Família.

No estande do Lavid estará também disponibilizada a plataforma web Pamin- Patrimônio, Memória e Interatividade, que possibilita a consulta, divulgação e registro do patrimônio material e imaterial, onde qualquer cidadão pode registrar os lugares, objetos, formas de expressões, celebrações, pessoas e saberes da sua cultura em tempo real e sem custos.

O Laser- Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica do CI vai oferecer aos participantes uma oficina de veículos aéreos não tripulados, os chamados drones, em todos os dias da Expotec. A finalidade é que cada aluno possa montar seu próprio experimento. Ao final da atividade, os drones serão testados.  As vagas são limitadas a 30 pessoas e as inscrições podem ser feitas no portal da Expotec, através do link http://www.expotec.org.br/inscricao.html.

Um aplicativo de localização de urnas eleitorais, criado pelo Laboratório de Pesquisa Operacional (Laporte), mostrará aos visitantes da Expotec como a tecnologia pode facilitar a definição de locais estratégicos de instalação de urnas, visando agilizar a coleta, após a votação, e, consequentemente, reduzir o tempo da apuração.

Quem fizer uma visita ao estande do CI também conhecerá as inovações tecnológicas de outros laboratórios como o de Robótica Educacional; o Visio, que desenvolve atividades de pesquisa e inovação em Processamento de Sinais, Imagens e Vídeo, Visão Computacional, Bioinformática e Inteligência Artificial; o Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (LIAA), cuja finalidade é investigar a aplicação da Inteligência Artificial à solução de problemas em diferentes domínios, tais como, Informática em Saúde, Cidades Inteligentes, e TV Digital Interativa; Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo (Lamep), que alia matemática aplicada, modelagem computacional e engenharia de petróleo; e o Laboratório Meninas na Computação (LMCC), que tem por objetivo promover a inclusão feminina na Ciência e Tecnologia.

O LabTEVE, Laboratório de Tecnologias para Ensino Virtual e Estatística, instalado  no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), mas com participação de professores do CI, também terá um estande no evento, onde mostrará aplicativos com jogos educativos que visam o apoio ao ensino em diversas áreas.

Inscreva-se gratuitamente na Expotec:

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Assessoria de Comunicação do CI