Orquesta Sinfônica de Cordas promove concerto, nesta sexta, na UFPB

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), segmento Cordas, fará concerto nesta sexta-feira (25), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB, em João Pessoa. A entrada é franca.

O concerto será regido pelo violinista Hermes Cuzzuol, que também participa como solista no “Concerto para violino em La menor, BWV 1041”, de Bach. Esse concerto é uma realização do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi) do Departamento de Música.

HERMES CUZZUOL

Nasceu em Vitória/ES. Aos 16 anos iniciou seus estudos na Escola de Música do Espírito Santo. Em 1980 transferiu-se para João Pessoa, dando continuidade aos seus estudos na UFPB e passando a integrar a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) como violinista. É Bacharel em Música pela UFPB, Mestre em Música pela UFRGS e Doctor of Musical Arts pela The University of Iowa, nos Estados Unidos. Dentre seus professores destacam-se Alceu Camargo, Leopoldo Nogueira, Jerzy Milewski, Marcello Guerchfeld, Leopold La Fosse e Matthew Reichert.

Dentre suas pesquisas dedicadas à música brasileira para violino, dois trabalhos se destacam: “Os 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só de Flausino Vale: Aspectos da Linguagem Violinística e Musical” e “The Violin Concerto Nº 2 of  M. Camargo Guarnieri: Thematicand Motivic Processes, Nationalistic Traits, and Violinistic Writing”.

Hermes tem sido frequentemente convidado para atuar em festivais de música, orquestras e gravações. Também tem se dedicado a estudos sobre o envolvimento físico e psicológico na performance musical e suas ramificações na pedagogia e performance do violino. Atualmente, Hermes é Professor Associado de Violino do Departamento de Música da UFPB onde orienta alunos dos cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação.

PROGRAMA:

J. S. BACH – Concerto de Brandemburgo Nº 3 em Sol maior, BWV 1048

1. Allegro

2. Adagio

3, Allegro

J. S. BACH – Concerto para violino em La menor, BWV 1041

1. Allegro moderato

2. Andante

3. Allegro assai

Solista: Hermes Cuzzuol

W. A. MOZART – Divertimento para cordas em Si bemol maior, KV 137

1. Andante

2. Allegrodimolto

3. Allegro assai

Mais informações com a coordenadora da OSUFPB, Aynara Silva, pelo telefone: 99633-7133.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Lamusi