Orquestra americana faz apresentações em João Pessoa e Campina Grande

O Projeto Notas de Passagem coordenado pelo maestro e compositor Eduardo Lakschevitz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) trará pela primeira vez à Paraíba a Luther College Jazz Orchestra (Iowa/USA). A orquestra fará uma série de apresentações em João Pessoa e Campina Grande, no período de 5 a 9 de junho.

O professor do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), maestro Eduardo Nóbrega, responsável pela vinda do grupo ao Estado, informou que a Luther College Jazz Orchestra também se apresentará nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte e Pernambuco. “Essa é a terceira vez que o grupo vem ao Brasil, sempre com grande sucesso, e a primeira vez no nosso estado portanto vamos explorar esse intercâmbio e trocar experiências mostrando nossa arte”, disse.

A programação no dia 5 de junho será das 9h às 12h, incluindo um workshop com o Coral Gazzi de Sá da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Sala Radegundis Feitosa do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. No dia 7 de junho, Luther College Jazz Orchestra se deslocará para Campina Grande onde fará apresentações na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e no Parque do Povo. No dia 8, das 9h às 12h, haverá um workshop com a Rubacão Jazz, do Departamento de Música da UFPB, na Sala Radegundis Feitosa. Já no turno da tarde o workshop será com a Orquestra Armorial do Colégio Marista Pio X.

No dia 9 de junho, às 16h, haverá um ensaio geral para apresentação que ocorrerá às 21h na Sala Radegundis Feitosa, tendo como solistas os professores Heleno Feitosa (UFPB) e Rucker Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Todos os eventos com entrada franca.

O Projeto

De acordo com o idealizador do projeto Eduardo Lakschevitz, Notas de Passagem, mesmo antes de ter esse nome era um projeto desenvolvido há muito tempo e já trouxe, em 15 anos pelo Brasil, artistas de vários países, como Estados Unidos, Europa, Ásia e América Central. “Vieram coros, bandas, orquestras, grupos pequenos e maiores, grupos de estudantes e de observadores da música brasileira”, comentou Lakschevitz.

O projeto tem como objetivo o propósito de dividir a música, cantar, tocar e também aprender um pouco da música brasileira. “Isso já gerou experiências maravilhosas que podemos ter como músico, ver as possibilidades de grupos de pessoas que não falam a mesma língua poderem estar dentro do mesmo ambiente e de uma mesma atmosfera, através da produção do som que eles fazem”, explicou o maestro. Acrescenta que a turnê será especial, com envolvimento de escolas públicas; bandas de músicas do interior e dos estados; e manifestações artísticas, como oficina de samba, de dança e de frevo. “Além dos compositores locais que terão suas peças interpretadas pela banda”, finalizou Lakschevitz.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria