Orquestra de Câmara apresenta o espetáculo “Eu, Augusto”

A apresentação será neste sábado (18) e domingo (19), às 17h, no auditório da Estação Ciência; comemora os cem anos do lançamento do livro “Eu”

A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa – OCCJP, sob a regência de Eli-Eri Moura, estreia neste sábado (18) e domingo (19), às 17h, no auditório da Estação Cabo Branco, o espetáculo “EU, AUGUSTO”, com entrada franca ao público. Uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa – FUNJOPE, com apoio da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

O evento comemora os cem anos do lançamento do livro “Eu”, de Augusto dos Anjos e vai reunir cerca de 60 pessoas na performance. O espetáculo agrupa, além da Orquestra, o Coro Sonantis (do COMPOMUS/UFPB), os atores André Morais e Cely Farias, sob a direção cênica de Jorge Bweres, e os músicos convidados Escurinho, Esmeraldo Marques e Didier Guigue.

Sons eletrônicos serão manipulados em tempo real pelos compositores Marcílio Onofre e Valério Fiel, em combinação com um trabalho especial de iluminação assinado por Jorge Bweres. O “EU, AUGUSTO” é uma obra coletiva, escrita por dez compositores residentes em João Pessoa, tanto da linha erudita quanto popular. São eles: Arimateia de Melo, Didier Guigue, Eli-Eri Moura, Escurinho, Esmeraldo Marques, J. Orlando Alves, Marcílio Onofre, Rogério Borges, Valério Fiel, e Wilson Guerreiro.

Os compositores são na maioria membros do Laboratório de Composição Musical – COMPOMUS, da UFPB, onde desenvolvem projetos dedicados à música contemporânea. Além da homenagem ao livro EU, o que chama atenção neste concerto é a forma como os músicos e cantores estarão dispostos no auditório.

O regente Eli-Eri Moura descreveu a novidade como: “pensamos em transformar o auditório da Estação Ciência num livro sonoro, no qual o espectador pudesse ficar literalmente imerso entre sons e luzes se movendo ao redor, sons que carregariam, por assim dizer, os poemas de Augusto dos Anjos. Para concretizar a ideia, o projeto demanda que todos os músicos da orquestra, bem como os cantores do coro, além de caixas de som, fiquem espalhados pela plateia e ao redor dela, espacializando, dessa forma, todas as sonoridades. Assim, diferentemente de um concerto convencional, no qual a orquestra e coro ficam fixos no palco, todos os músicos e cantores estarão sentados muito próximos dos espectadores ou mesmo bem ao lado deles. No palco principal e em outro montado no fundo do auditório atuarão André Morais e Cely Farias, os dois atores convidados”.

OCCJP – a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa iniciou suas atividades em 2001, como um projeto ligado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e coordenado pelos professores Gustavo de Paco de Gea e Leopoldo Nogueira. Tinha por objetivo, inicialmente, estabelecer um novo espaço para a formação de jovens músicos oriundos das escolas de música da cidade. A partir de 2005, a OCCJP se vinculou à Funjope como um grupo sinfônico camerístico estável e de forte atuação. Desde essa época, assumiu um importante papel na cena cultural de João Pessoa, participando integralmente das ações desenvolvidas pelo órgão e fazendo apresentações voltadas ao público escolar da rede pública de ensino na Capital.

Depois de 2011, a OCCJP passou a ser regida pelo Maestro Carlos Anísio e gerida por um conselho artístico, que implementou novos formatos de atuação. Foram abordados concertos temáticos e comemorativos, projetos especiais, além das séries Nossos Solistas e a didática.

Serviço:

Concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa – OCCJP, sob regência de Eli-Eri Moura. Espetáculo “EU, AUGUSTO” (composição coletiva para 2 atores, orquestra sinfônica, octeto vocal e sons eletrônicos), em comemoração aos 100 Anos do livro EU, de Augusto dos Anjos; dias 18 (sábado) e 19 (domingo) de agosto de 2012 - sempre às 17h, auditório da Estação Ciência, João Pessoa – PB, Av. João Cirillo da Silva, S/N- Altiplano Cabo Branco; telefones: (83) 3214-8303 / 3214-8270. Entrada franca.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria