Orquestra de Cordas apresenta “Do Barroco ao Século XXI”

O Décimo Oitavo concerto da temporada 2013 da OSUFPB contará com a participação dos solistas: Vinícius Amaral, Renata Simões e Bibiana Bragagnolo

"Do Barroco ao Século XXI" – este é o programa do concerto da Orquestra de Cordas da UFPB (OSUFPB Cordas), que será realizado nesta sexta-feira (18), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa no Campus de João Pessoa, com entrada franqueada ao público, sob a regência do Maestro Marcos Arakaki.

Décimo oitavo concerto da temporada 2013 da OSUFPB, o evento contará com a participação de três solistas. Os violinistas Vinícius Amaral e Renata Simões farão os solos do Concerto Grosso op. 3 n. 8 de Antonio Vivaldi, e a pianista paranaense Bibiana Bragagnolo tocará o “Concerto para Piano em Fá menor” de J. S. Bach.

Saindo do Barroco e indo para o Período Clássico, o programa incluirá o “Divertimento N. 3 em Fá maior K. 138” de W. A. Mozart, chegando ao Século XX com “Duas Peças para Orquestra de Cordas” do compositor norte-americano Aaron Copland, e no Século XXI com a peça “Cinco Miniaturas Brasileiras” do paulista Edmundo Villani-Côrtes, completando uma apresentação bastante diversificada.

Coordenada pela professora Luceni Caetano, a Orquestra Sinfônica da UFPB e seus diversos segmentos ainda farão mais outros sete concertos até o final do ano, completando um total de 25 apresentações, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa. O evento é uma realização do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) do CCTA-UFPB, coordenado pelo professor Heleno Feitosa “Costinha”, em parceria com o Departamento de Música e de Educação Musical da UFPB.

OS SOLISTAS

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o violinista Vinícius Amaral foi spalla da Orquestra Sinfônica Nacional/Universidade Federal Fluminense (UFF), integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (RJ). Como camerista, apresentou-se na Alemanha, Suíça, Estados Unidos, África do Sul e Paraguai, sendo, ainda, vencedor do XIII Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita com o Quarteto Radamés Gnattali, como melhor conjunto de câmara (SP, 2009). Atuou como solista frente à Orquestra do Johann-Andreas-Schmeller-Gymnasium Nabburg (Alemanha), Orquestra Sinfônica Nacional/UFF, Orquestra Sinfônica da Bahia, Camerata Florianópolis, entre outras. Foi vencedor do I Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Nacional/UFF (2001); 1° lugar no XVI Concurso Jovens Instrumentistas Brasil (2003); 2° lugar no Concurso Nacional de Cordas "Paulo Bosísio" (2001 e 2003); vencedor do III Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia (2004); e selecionado através de audições internacionais para a Youth Orchestra of the Americas (2005/2006). Atualmente, é spalla da Orquestra Sinfônica da UFPB.

A violinista Renata Simões é Bacharel e Mestre em Violino pela Universidade Federal da Paraíba. Foi spalla da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba no período de 1990 a 1992, da Orquestra Sinfônica do Recife no ano de 2011, e da Orquestra Sinfônica da Paraíba no ano de 2012. Foi violinista dos grupos TRIVIUM e CAMENA, e juntamente com a pianista Vânia Camacho manteve, por muitos anos, o “Duo Simões-Camacho”, com o qual se apresentou em várias cidades do Brasil e do exterior, obtendo também várias premiações em concursos nacionais. Foi também violista do Quinteto Uirapuru, com o qual gravou o premiado CD “Sivuca & Quinteto Uirapuru”. Presta assistência na Escola de Música Anthenor Navarro como professora de violino e viola. É violinista da Orquestra Sinfônica da UFPB.

A pianista Bibiana Bragagnolo, natural de Curitiba - PR, é formada em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde estudou com a professora Carmen Célia Fregoneze. Participou das 27ª, 28ª, e 29ª Oficinas de Música de Curitiba, do 31º Festival de Música de Londrina e do IV Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba. Participou de masterclasses com Dunja Robotti, Piotr Banasik, Simon Zaoui, François Pinnel, Anna Khanina, Cristina Gerling, Mauricy Martin, Simone Leitão, Joana Holanda, entre outros. Atualmente, cursa o Mestrado em Práticas Interpretativas (Piano) na Universidade Federal da Paraíba, sob orientação da professora Luciana Noda.

O MAESTRO

Marcos Arakakié natural de São Paulo. Bacharel em Violino pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), concluiu seu Mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts em 2004, sob orientação do Maestro Lanfranco Marcelletti. Marcos Arakaki tem conduzido importantes orquestras brasileiras, além de orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Sua trajetória artística é marcada por prêmios, como o do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Petrobras Sinfônica em 2001, e I Prêmio Camargo Guarnieri, realizado pelo Festival de Campos do Jordão em 2009. Foi regente titular da Sinfônica da Paraíba e da Sinfônica Brasileira Jovem por quatro temporadas, com grande reconhecimento da crítica especializada e do público. Gravou a trilha sonora do filme “Nosso Lar”, composta por Philip Glass (2010) à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Marcos Arakaki é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Regente Titular da Orquestra Sinfônica UFPB e professor visitante da Universidade Federal da Paraíba.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do LAMUSI