Orquestra de Cordas da UFPB faz concerto nesta sexta-feira

Evento começa às 20 horas, na Sala Radegundis Feitosa, no CCTA, Campus de João Pessoa; no repertório, obras de Bach, Mozart, Grieg e Guerra-Peixe

Um programa dedicado a clássicos da música universal, incluindo obras de Bach, Mozart, Grieg e Guerra-Peixe. Este é o repertório do concerta da Orquestra de Cordas da Universidade Federal da Paraíba, nesta sexta-feira (16), às 20 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa nesta sexta-feira (16). O evento integra a programação comemorativa do Intercom Nordeste 2014 (Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste), que acontece esta semana em João Pessoa.

Aberto ao público em geral, o concerto terá a peculiaridade de não apresentar um regente conduzindo a OSUFPB Cordas. "Em determinados tipos de repertório - em especial, do período Barroco -, é possível e até mesmo costumeiro uma orquestra de cordas se apresentar sem o maestro; mas, para que isto ocorra com sucesso e de forma efetiva é necessário que o grupo possua elevado nível técnico e artístico, tenha bastante experiência e algum tempo tocando junto, que é exatamente o caso do excelente núcleo de cordas de nossa OSUFPB", explicou Eli-Eri Moura, professor da UFPB.

O concerto contará com a participação de dois solistas. Os violinistas Vinicius Amaral e Renata Simões farão os solos do "Concerto para dois violinos", BWV 1043, de J. S Bach. Depois dessa peça barroca, o repertório segue para o período Clássico com o "Divertimento em Si bemol maior", KV 137, de W. A. Mozart; prosseguindo, na sequência, para o romantismo do compositor E. Grieg, com sua "Suite Holberg", Op. 40. Uma obra do século XX, do compositor brasileiro Guerra-Peixe, intitulada "Mourão", fechará o repertório da noite.

Mini-palestra

Na temporada deste ano, os concertos da OSUFPB incluem uma mini-palestra de 15 minutos sobre as peças do repertório, às 19h40, antes do início da apresentação musical. Como convidado especial, o ministrante da exposição nesta sexta-feira (16) será o compositor Marcílio Onofre. Este será o quinto concerto da temporada 2014 da OSUFPB e seus segmentos, a qual prevê um total de vinte e sete apresentações, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa (CCTA-UFPB).

Solistas

Mestre em Música pela UFRJ, Vinícius Ferreira Amaral foi spalla da Orquestra Sinfônica Nacional/UFF, integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (RJ). Como camerista, apresentou-se na Alemanha, Suíça, Estados Unidos, África do Sul e Paraguai, sendo, ainda, vencedor do XIII Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita com o Quarteto Radamés Gnattali, como melhor conjunto de câmara (SP, 2009). Atuou como solista frente à Orquestra do Johann-Andreas-Schmeller-Gymnasium Nabburg (Alemanha).

Renata Simões Borges da Fonseca é bacharel e mestre em Violino pela Universidade Federal da Paraíba. Foi spalla da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba no período de 1990 a 1992, da Orquestra Sinfônica do Recife no ano de 2011, e da Orquestra Sinfônica da Paraíba no ano de 2012. Foi violinista dos grupos Trivium e CAmena, e juntamente com a pianista Vânia Camacho manteve, por muitos anos, o “Duo Simões-Camacho”, com o qual se apresentou em várias cidades do Brasil e do exterior, obtendo também várias premiações em concursos nacionais.

Palestrante

Marcílio Onofre é compositor, pianista e professor do Departamento de Música da UFPB. É Bacharel em Piano e Mestre em Composição pela UFPB, sob a orientação do compositor Eli-Eri Moura. Sua produção musical - incluindo obras solo, música de câmara, orquestral e música para teatro - tem sido apresentada nos mais importantes festivais nacionais e internacionais, por renomados intérpretes. Recentemente, recebeu o "Artist Diploma" em composição pela Akademia Muzyczna w Krakowie, tendo estudado com Krzysztof Penderecki, com bolsa do Mozarteum Brasileiro.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria