O concerto comemorativo incluirá obras de câmara e de orquestra de cordas, algumas inéditas, dos compositores do Compomus; será sexta-feira (19), às 20h
A OSUFPB Cordas (o segmento de cordas da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba) fará sua estreia nesta sexta-feira (19), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, Campus I, com concerto comemorativo aos 10 anos do Laboratório de Composição Musical da UFPB (Compomus), sob a regência de Eli-Eri Moura. A entrada é franqueada ao público.
A OSUFPB Cordas é formada por instrumentistas do quadro permanente da Orquestra Sinfônica da UFPB. O concerto terá também a participação especial dos instrumentistas convidados José Henrique Martins (piano), Monica Cury (harpa) e Pedro Henrique Freire (vibrafone).
O concerto comemorativo incluirá obras de câmara e de orquestra de cordas, várias delas inéditas, dos seguintes compositores do Compomus: Arimateia Melo, Eli-Eri Moura, Henry Krutzen, J. Orlando Alves, José Henrique Padovani, Marcílio Onofre, Rogério Borges, Samuel Correia, Tom K, Wilson Guerreiro e Valério Fiel. Inaugurado em 2003, o Compomus foi criado visando implementar oficialmente a área de composição na UFPB, e representou o lastro para a posterior criação da Graduação, Mestrado e, agora, Doutorado em Composição.
Ele reúne compositores (profissionais, de dentro e fora da academia, estudantes, professores, pesquisadores) para desenvolver, individual ou coletivamente, projetos experimentais no campo da composição, pesquisas referentes à compreensão, à documentação e à divulgação da música paraibana e brasileira, atividades pedagógicas por meio de cursos, workshops, palestras ou masterclassses, e eventos ou festivais destinados a promover a música de concerto.
A OSUFPB Cordas voltará a se apresentar no dia 26 de abril (sexta-feira), sob a regência de Carlos Anísio, em concerto de encerramento do semestre letivo. No dia 24 de maio (sexta-feira) a OSUFPB Sinfônica se apresentará novamente, também com a regência de Carlos Anísio, em concerto de abertura do semestre letivo da UFPB. Todos os concertos são realizados na Sala Radegundis Feitosa, às 20h.