Orquestra de Violões faz concerto para comemorar 24 anos

Neste domingo (15), às 19h, na Sala de  Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Campus I da UFPB, a Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB) realiza um concerto para comemorar 24 anos de fundação. O professor e maestro Tom K foi convidado para reger a OVPB. Ele preparou os arranjos especialmente para esta apresentação, que contará com vários convidados, entre eles ex-integrantes, músicos e o Coral Universitário Gazzi de Sá.

Com um repertório eclético, o maestro Tom K conduzirá o concerto com obras de sua autoria, a exemplo do chorinho "Babando no Cangote" e da música "É por aí", passando por obras de diversos compositores como Dilermando Reis, João Pernambuco e Nelson Ferreira. Finaliza com o samba "O que será" de Chico Buarque e Milton Nascimento, que contará com a participação do Coral Universitário Gazzi de Sá.

A produção e direção artística do concerto estão a cargo da maestrina Carla Santos e do maestro Cyran Costa. Conta com apoio da Reitoria da UFPB, do CCTA, do LAMUSI, e dos músicos e cantores convidados.

ORQUESTRA DE VIOLÕES DA PARAÍBA

É um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes de música, ao servir de laboratório para a prática de orquestra, para alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em música. Também serve como laboratório de prática de ensino, para os alunos do curso de licenciatura a partir da atuação na orquestra e nas oficinas de ensino coletivo de violão. O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Educação Musical e Grupo de Pesquisa PENSAMus, sob a coordenação da professora Carla Santos do Departamento de Educação Musical da UFPB.

As atividades extensionistas da Orquestra são realizadas semanalmente no Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA, e são divididas em duas frentes de atuação: prática de orquestra e oficinas de música. A Orquestra é formada por estudantes de licenciatura e bacharelado em música da Universidade Federal da Paraíba, por estudantes de outras instituições e por pessoas da sociedade.

Paralelamente às atividades artísticas da Orquestra acontecem as oficinas de violão coletivo oferecidas gratuitamente à sociedade. As aulas das oficinas são ministradas por integrantes da Orquestra que cursam licenciatura em música, sob a coordenação da professora responsável pelo projeto. Contando com três bolsistas e cinco colaboradores, foi possível oferecer seis turmas de violão coletivo, sendo uma turma infantil, e atender a um total de 36 pessoas.

BREVE HISTÓRICO

A Orquestra de Violões da Paraíba, considerada ícone na cultura paraibana, por sua relevante contribuição musical e formativa, foi criada em maio 1992 pelo Maestro Gladson Carvalho, com o qual realizou concertos por diversas regiões do nordeste, incluindo inúmeras cidades do interior da Paraíba, deixando seu trabalho registrado em dois CD`s, entre os quais um deles foi relançado pelas Paulinas e tem sido vendido por todo Brasil e Europa, divulgando assim o nome e o potencial artístico-cultural do Estado da Paraíba.

Após passar por fases de desativação e reestreia, uma nova fase da Orquestra de Violões da Paraíba foi iniciada no ano de 2015, período em que passou a fazer parte das atividades de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Contatos: Carla Santos (musiviver@hotmail.com); telefone: (83) 98820-0875.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria