Orquestra Filarmônica da AMUSA encerra as atividades de 2012

Com o concerto de confraternização entre gerações, a orquestra realiza apresentação nesta sexta-feira (28), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa

Maestro Rucker BezerraA Associação dos Músicos Amigos da Orquestra Sinfônica da Paraíba – AMUSA, com o apoio cultural da Universidade Federal da Paraíba, realiza nesta sexta-feira (28), a partir da 20h, na Sala Radegundis Feitosa - anexo ao Departamento  de Música do Centro de Comunicação Turismo e Artes, da UFPB - Campus I em João Pessoa, concerto de confraternização de fim de ano, sob a regência do maestro Marcos Arakaki . O evento conta ainda com a participação do violinista paraibano Rucker Bezerra que executará o concerto nº3 em Sol Maior (para Violino) - W. A. Mozart. A entrada é gratuita.

O concerto encerra as atividades de 2012 com uma confraternização entre gerações de músicos, congregando professores e alunos. A AMUSA também convidou músicos das orquestras: Sinfônica da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Recife e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); músicos da Orquestra de Câmara da Prefeitura de João Pessoa e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Ainda vão participar do concerto o músico da Orquestra Sinfônica de Brasília, o oboísta José Medeiros Rocha Neto e o potiguar e também oboísta, Hugo Shin que atualmente estuda nos Estados Unidos.

De acordo com o maestro Arakaki, a orquestra vai apresentar as seguintes composições: Abertura da Ópera Os Mestres Cantores de Nuremberg - Richard Wagner; Concerto nº3 em Sol Maior (para Violino) - W. A. Mozart e A Lista de Schindler - John Williams, com solos de Rucker Bezerra e para finalizar, será apresentada a Sinfonia nº 8 em Sol Maior de A. Dvorak.

Arakaki acrescentou ainda que esse momento é único e emocionante para a sociedade paraibana. “Quero registrar a força da AMUSA, uma associação musical revolucionária na Paraíba, que entre as festividades do Natal e o Ano Novo consegue reunir músicos de alto nível para se confraternizarem em um concerto que apresenta músicas de compositores renomados”.

Currículo do maestro:

Marcos Arakaki- Formado pela Unesp em 1998, concluiu mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts em 2004, com apoio da Fundação Vitae. À frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, gravou em 2010 a trilha sonora para o filme Nosso Lar, composta por Philip Glass. Atua como regente assistente da Filarmônica de Minas Gerais desde o começo da Temporada 2011, quando conduziu a orquestra em concertos nas cidades de Betim, Brumadinho, Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, São João-del-Rei, Juiz de Fora, Governador Valadares, Ipatinga, Teófilo Otoni e Montes Claros, além das séries Vivace, Concertos Didáticos, Concertos para a Juventude e Clássicos no Parque.

Currículo do solista:

Rucker Bezerra - Como camerista vem se destacando no cenário nacional como fundador e 1º violino do Quinteto Uirapuru. De 1997 a 2010 foi spalla da Orquestra Sinfônica da Paraíba. De 2005 a 2011, assumiu o bacharelado de violino como professor visitante da Universidade Estadual do Pará. Em 2012 formou um trio com o cellista Antônio Del Claro e o pianista Fabio Witkowsky para apresentar um programa de música sul-americana nos Estados Unidos e no Brasil. Nesse período ministrou máster-classes na Hotchkiss School of Music, nos Estados Unidos. Desde 1994 é professor de violino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria