Orquestra norte-americana faz apresentações em João Pessoa e Campina Grande

O Projeto “Notas de Passagem”, coordenado pelo maestro e compositor Eduardo Lakschevitz (RJ), trará, pela primeira vez à Paraíba, a Luther College Jazz Orchestra (Iowa/USA). Sob a regência do maestro Juan Tony Guzmán, a orquestra fará uma série de apresentações em João Pessoa e Campina Grande, no período de 5 a 9 deste mês.

Na bagagem, a Jazz Orchestra traz um repertório flexível para as apresentações didáticas que vão ocorrer durante o dia nas duas cidades. Já nas apresentações oficiais, que acontecem no período da noite, o repertório incluirá obras que vão desde o tradicional dixieland jazz até incursões pela música brasileira.

O professor do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) maestro Eduardo Nóbrega, responsável pela vinda do grupo ao Estado, informou que a Luther College Jazz Orchestra também se apresentará no Rio de Janeiro, em São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Norte. “Essa é a terceira vez que o grupo vem ao Brasil, sempre com grande sucesso, e a primeira vez em nosso Estado. Portanto, vamos explorar esse intercâmbio e trocar experiências, mostrando nossa arte”, disse Nóbrega.

A programação está vasta. No dia 5 deste mês, das 9h às 12h, haverá um workshop com o Coral Gazzi de Sá da UFPB, na Sala Radegundis Feitosa do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), no Campus I da UFPB. No dia 7 deste mês, Luther College Jazz Orchestra se deslocará para Campina Grande, onde fará apresentações na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e no Parque do Povo. No dia 8, pela manhã, haverá um workshop com a Rubacão Jazz, do Departamento de Música da UFPB, na Sala Radegundis Feitosa. Já no turno da tarde, o workshop será com a Orquestra Armorial, do Colégio Marista Pio X.

Por fim, em 9 de junho, a partir das 16h, haverá o ensaio geral da apresentação que ocorrerá às 21h na Sala Radegundis Feitosa, tendo como solistas os professores Heleno Feitosa (UFPB) e Rucker Bezerra (UFRN). Todos os eventos com entrada franca.

O Projeto:

De acordo com seu idealizador, Eduardo Lakschevitz, o projeto Notas de Passagem, antes de ter esse nome, era desenvolvido há muito tempo e já trouxe ao Brasil, ao longo dos últimos 15 anos, artistas dos Estados Unidos de de vários países da Europa, da Ásia e da América Central. “Vieram coros, bandas, orquestras, grupos pequenos e maiores, grupos de estudantes e de observadores da música brasileira”, contou Lakschevitz.

O projeto tem o propósito de compartilhar música, cantar, tocar e também aprender um pouco da música brasileira. “Isso já gerou experiências maravilhosas que podemos ter como músicos. Nesses encontros, podemos ver grupos de pessoas, que não falam a mesma língua, compartilharem o mesmo ambiente e a mesma atmosfera, através da produção do som que eles fazem”, explicou o maestro. Ele acrescentou que a turnê será especial, com envolvimento de escolas públicas, de bandas de músicas do interior e dos Estados e também outras manifestações artísticas, como oficina de samba, de dança e de frevo. “Além disso, os compositores locais terão suas peças interpretadas pela banda”, finalizou Lakschevitz.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria