Orquestra Sinfônica contemplará música erudita e popular

Dois departamentos da Universidade Federal da Paraíba, o de Música (DeMus) e o de Educação Musical (DEM), se uniram para criar a Orquestra Sinfônica – a OSUFPB. A sede será na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, recém-inaugurada, no Campus de João Pessoa. Ela deverá funcionar a partir de fevereiro de 2013.

“A OSUFPB se empenhará em projetos artísticos os mais diversos, contemplando tanto a música tradicional quanto a contemporânea, tanto a erudita quanto a popular.” De acordo com o vice-diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Eli-Eri Moura, essas serão as principais atribuições da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba. A OSUFPB deverá estar em pleno funcionamento a partir de fevereiro de 2013.

A Sinfônica da UFPB envolve dois departamentos: o de Música (DeMus) e o de Educação Musical (DEM). A sede será a Sala de Concertos Radegundis Feitosa, recém-inaugurada, instalada no CCTA, Campus de João Pessoa. “A conclusão do ambiente foi fundamental para a criação da OSUFPB, pois toda orquestra demanda um local especialmente projetado para o desenvolvimento de suas atividades, ensaios e concertos”, destacou Moura.

O vice-diretor do CCTA explicou que o quadro de pessoal da OSUFPB será composto por músicos de quatro segmentos: 1) técnicos-músicos contratados pela UFPB; 2) alunos da extensão, graduação e pós-graduação pagando disciplinas relacionadas à prática orquestral; 3) professores do DeMus e do DEM desenvolvendo atividades de ensino e extensão; 4) voluntários, incluindo alunos egressos e ex-professores de música da UFPB.

Eli-Eri Moura disse que, para preenchimento do primeiro segmento, a OSUFPB já contou com 11 vagas para instrumentistas de cordas em concurso para servidores realizado recentemente na instituição. “Esperamos que mais vagas sejam abertas para o aproveitamento de todos os candidatos que foram aprovados neste concurso, que teve um nível altíssimo de qualidade”, ressaltou.

Na opinião de Moura, a OSUFPB preencherá uma antiga lacuna na área de música da UFPB. Na opinião dele, todo grande departamento de música no País e no exterior dispõe de uma orquestra universitária. “A UFPB, que possui uma área de música muito desenvolvida, ainda carecia deste equipamento”, acentuou.

O maestro

Eli-Eri Moura informou que a direção do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) está empenhada agora em contratar o regente titular da Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba. Ele adiantou que o maestro deverá ser um professor visitante, dinamizando assim a área de regência na UFPB, lecionando disciplinas afins.

Para administrar tanto a OSUFPB quanto a Sala Radegundis Feitosa (sede da Sinfônica), o CCTA está criando o Laboratório de Música Aplicada (Lamusi), com toda a estrutura organizacional necessária para tal. A expectativa, segundo Moura, é de que, a partir de fevereiro de 2013, toda a estrutura deste laboratório esteja em pleno funcionamento. “Isto significa dizer que, em 2013, a UFPB estará oferecendo à comunidade universitária e à comunidade em geral uma temporada inteira de concertos da OSUFPB e seus subgrupos, dinamizando ainda mais a vida musical de João Pessoa”, antecipou.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho