Orquestras da UFPB realizam concerto no Campus I

ImprimirImprimir

Maestros Marcos Arakaki e Geraldo Rocha serão regentes da OSUFPB Sinfônica e Jovem na apresentação desta sexta (21) às 20h, na sala Radegundis Feitosa

 

Um concerto duplo, com a OSUFPB Sinfônica e a OSUFPB Jovem, acontecerá nesta sexta-feira (21), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, com entrada franca ao público.

 

Na primeira parte do programa, a Orquestra principal da UFPB terá seu regente titular, Maestro Marcos Arakaki, conduzindo a "Quinta Sinfonia" do compositor austríaco Franz Schubert (1797-1828). A OSUFPB também terá dois regentes convidados, Marina Zenaide e Glauco Tássio Fernandes, os quais fazem parte da classe de regência (Curso de Extensão do Departamento de Música, sob responsabilidade do Maestro Arakaki), conduzindo a "Sinfonietta" do compositor alemão Harald Genzmer (1909-2007).

 

Na segunda parte do programa, a Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB, sob a regência do Maestro Geraldo Rocha, apresentará seis peças que foram sucesso nos concertos do ano passado. Do concerto dedicado aos musicais da Broadway, a OSUFPB Jovem reprisará "West Side Story", de Leonard Bernstein, e do concerto dedicado às trilhas sonoras de filmes famosos, serão tocadas as músicas de "Superman" e do "Rei Leão". Os solistas Tom Drummond (voz e violão) e Mayra Montenegro (voz) entrarão em cena para interpretar "Something" e "The long and Winding Road", respectivamente, apresentadas em 2013 pela OSUFPB Jovem no concerto dedicado às canções dos Beatles. O pianista e compositor Marcílio Onofre será o solista à frente da OSUFPB Jovem, tocando a famosa "Rapsody in Blue", do compositor americano George Gershwin.

 

O evento é uma realização do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA-UFPB), coordenado pelo professor Heleno Feitosa "Costinha", em parceria com os Departamentos de Música e de Educação Musical da UFPB. A OSUFPB é coordenada pela professora Luceni Caetano.

 

OS SOLISTAS

 

Marcílio Onofre além de compositor premiado, com obras divulgadas no Brasil e no exterior, é pianista, e detém os títulos de Bacharel em Piano e de Mestre em Composição pela UFPB. É Professor do Departamento de Música da UFPB.

 

Tom Drummond (voz e violão) é Bacharel em Violoncelo pela UFPB e especialista em Música Contemporânea do Século XX e XXI pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É violoncelista titular da OSUFPB.

 

Mayra Montenegro (voz) é atriz, cantora e preparadora vocal do Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN, com graduação em Educação Artística (Música) pela UFPB, e Mestrado em Artes Cênicas pela UFRN. É Professora do Departamento de Artes da UFRN.

 

OS REGENTES

 

Geraldo Rocha Junior é professor do Departamento de Música da UFPB. Com grande experiência na área coral, tem regido e preparado diversos coros, a exemplo do Madrigal Villa-Lobos. Tem trabalhado com orquestras infanto-juvenis na UFPB desde 1995, como Professor Colaborador e como Regente. Atualmente. É o Regente Titular da OSUFPB Jovem.

 

Marcos Arakaki é Bacharel em Violino pela UNESP e Mestre em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts. Tem conduzido importantes orquestras brasileiras, além de orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. É Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Regente Titular da Orquestra Sinfônica da UFPB.

 

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7123.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com informações do LAMUSI/CCTA
Compartilhar: