A OSUFPB apresenta o seu quarto concerto da série “Concertos Especiais”, como parte da programação do “I Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas”, que começou nesta quinta-feira (28), e vai até domingo (1º) de outubro, aqui em João Pessoa. A apresentação será aberta para o público e está marcada para esta sexta feira (29), às 20h30, no Theatro Santa Roza.
O “I Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas” vem celebrar a criação da entidade, que aconteceu em novembro do ano passado, no “I Encontro Nordestino de Palhetas Duplas”, realizado na UFPB. Em menos de um ano a Associação Brasileira de Palhetas Duplas (ABPD) já apresenta fôlego para produzir um encontro de âmbito internacional, demonstrando a força de organização dos instrumentistas de oboé e fagote no Brasil. Este Encontro Internacional traz para João Pessoa consagrados oboístas e fagotistas do Brasil e do mundo, além, é claro, de exaltar a grandeza da cena paraibana nesses instrumentos. “A OSUFPB tinha, naturalmente, que fazer parte desse momento, como equipamento cultural de excelência da UFPB que vem divulgando a música de concerto na Paraíba e no Nordeste”, segundo os organizadores.
No repertório, Concerto para oboé d’amore em Lá Maior BWV 1055, de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750); Ciranda das Sete notas, de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959); Concerto para oboé e fagote em Sol maior RV 545, de Antonio Vivaldi (1678 – 1741); e Suite Pulcinella, de Ígor Stravinski (1882 – 1971). Como solistas, terá a participação dos renomados instrumentistas brasileiros: Isaac Duarte, no oboé, e Fábio Cury, no fagote. A regência será do maestro Thiago Santos, regente titular da OSUFPB.
O “I Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas” é uma realização conjunta da ABPB com a UFPB e visa a disseminação do conhecimento artístico e estreitamento dos laços entre os instrumentistas de palhetas duplas brasileiros. “O concerto da OSUFPB vem coroar de êxito esse encontro, somando-se aos músicos de excelência que vêm visitar a Paraíba, trocando ricas experiências com os músicos locais”, conclui os organizadores do evento.