A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) apresenta, nesta sexta-feira (4), às 20h, um concerto em homenagem ao “Dia Nacional do Choro”, comemorado no dia 23 de abril. O evento acontecerá no auditório da reitoria, no Campus I da UFPB, em João Pessoa. A entrada é gratuita.
Este concerto, que contempla a série “Concertos Especiais” é uma homenagem a uma das expressões musicais que mais representa a música popular brasileira e está inserido no “II Encontro de Choro da UFPB”, que iniciou nesta quarta-feira (2), e vai até sábado (5), culminando com um show do trompetista Silvério Pontes (RJ) e do trombonista Marcos Flávio (MG), dentro do projeto “Música do Mundo”, promovido pela Funesc.
A OSUFPB recebe, neste concerto, como solistas, os bandolinistas Henrique Cazes (RJ) e Marcos Cesar (PE), que executarão clássicos de grandes compositores do gênero choro. O repertório contempla obras de Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Radamés Gnatalli, Ernani Aguiar, além de composições dos próprios solistas.
O concerto conta ainda com a participação especial do grupo Pé de Choro, do Departamento de Música da UFPB, e terá a regência do maestro Carlos Anísio.
A OSUFPB
A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.
Programa:
- Ernani Aguiar | Concertino para Cavaquinho e Cordas
- Radamés Gnattali | Uma Rosa para Pixinguinha
- Waldir Azevedo |Pedacinho do Céu, Delicado
Henrique Cazes, cavaquinho
- Radamés Gnattali | Suíte Retratos, para Bandolim; Solista, Grupo de Choro e Cordas
Pixiguinha
Ernesto Nazareth
Anacleto de Medeiro
Chiquinha Gonzaga
- Marco Cesar e João Lyra | Triunfando
- Jacob “do Bandolim” Bittencourt | Santa Morena
Marco Cesar, bandolim
Participação Especial: Grupo Pé de Choro
Carlos Anísio, regência