OSUFPB faz concerto como parte do calendário da greve

Mesmo com a greve deflagrada, há 15 dias, pelos funcionários e professores da Universidade Federal da Paraíba, a Orquestra Sinfônica da UFPB fará concerto, nesta sexta-feira (12), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus de João Pessoa. O evento, que traz pela primeira vez a João Pessoa o maestro Guilherme Bernstein, tem como solista a pianista e professora Luciana Noda, do Departamento de Música da UFPB. A entrada é gratuita.

Este concerto será realizado como atividade cultural da greve, uma vez que todos os integrantes da OSUFPB têm vínculo com a UFPB e apoiam o movimento. Durante a paralisação das atividades universitárias, a orquestra da instituição realizará alguns concertos que não puderam ser desmarcados, uma vez que contarão com convidados que já articularam sua vinda neste período. Todos os concertos, entretanto, serão realizados como evento do calendário de greve, em respeito à luta das categorias envolvidas.

No repertório, que terá obras de Bach, Guerra-Peixe e Aaron Copland, o maestro Gilherme Bernstein também conduzirá a sua premiada “Serenata para Cordas”, composta por ele próprio, em 1997. Esta obra, quando executada pela primeira vez na Bienal de Música Contemporânea da Funarte de 2001, ganhou o prêmio do júri popular na categoria cordas.

Depois disso, já foi tocada em El Salvador e em São Petersburgo, esta última apresentação sob a direção do próprio autor. O maestro disse que é um momento muito especial para um compositor reger sua própria obra. Bernstein fará breve comentários sobre as obras apresentadas, mantendo o caráter pedagógico da Orquestra Sinfônica da UFPB.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria