OSUFPB faz concerto que marca início de turnê pelo Nordeste

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) realiza nesta sexta-feira (31), o seu terceiro concerto da temporada, momento em que dará início à sua primeira turnê pelo Nordeste. O concerto inaugural dessa viagem acontecerá na Sala Radegundis Feitosa, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) às 20h. A entrada é franca.

Nesta temporada, a OSUFPB passou a apresentar os concertos em séries temáticas, homenageando nomes consagrados da cultura paraibana. Assim, teremos a “Série Pedro Américo, com concertos dedicados às obras do romantismo musical brasileiro e europeu; a série "Mestre Ariano", que privilegia a música nacionalista de compositores brasileiros e estrangeiros; a "Série Augusto dos Anjos", com obras das diferentes correntes estéticas do pós-romantismo; a "Série Philipeia", dedicada à música barroca e do classicismo nos remetem ao antigo nome de nossa cidade; e, finalmente, a “Série Kaplan” que homenageia o maestro e compositor argentino que adotou João Pessoa por sua cidade do coração, desenvolvendo aqui importante trabalho musical. A temporada 2017 homenageia também Heitor Villa-Lobos, por seus 130 anos de nascimento.

O concerto desta sexta é parte da série “Mestre Ariano”, que lembra o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014) no ano em que completaria noventa anos de idade. Esta série, que conta com quatro apresentações da OSUFPB nesta temporada, contempla obras de compositores que, de algum modo, manifestaram os ideais de criação e consolidação da identidade musical de seu país. No repertório, a preciosa música de Guerra-Peixe, Artur Barbosa, Villa-Lobos e Tchaikovsky. A regência fica sob a batuta de Thiago Santos, maestro titular da Orquestra, e o saxofonista Arimateia Veríssimo atuará como solista na peça do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. É com essas obras e com o mesmo elenco que a OSUFPB viaja para quatro estados de nossa região, levando, não só a boa música, mas os ideais educacionais que norteiam a UFPB como instituição produtora e disseminadora do conhecimento.

Segurança e conforto

A coordenação do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI), que administra a OSUFPB, recomenda a chegada ao local do concerto pelo menos meia hora de antecedência para garantir lugar na plateia e ainda assistir a uma pequena palestra do maestro sobre as obras que serão apresentadas. Lembra ainda que, por motivo de segurança, não permitirá, em hipótese alguma, o acesso ao público quando a Sala alcançar sua lotação máxima, que é de 300 pessoas.

Turnê pelo Nordeste

Iniciando nesta sexta-feira em João Pessoa, a turnê da OSUFPB pelo Nordeste se estende para o norte de nossa região até seu encerramento no dia 10 de abril, no estado do Maranhão. Esta é a primeira etapa que marca o intento do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) de levar a OSUFPB para se integrar com outras universidades brasileiras, disseminando o movimento sinfônico e formando plateia para essa expressão artística. Esta turnê se materializa graças ao esforço da UFPB, que firmou parceria com as universidades federais do Maranhão, Piauí, Ceará, além da Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Rio Grande do Norte.

A Orquestra segue o roteiro que contempla as cidades de Mossoró, Fortaleza, Teresina e São Luís, apresentando-se em teatros e salas de concerto dessas cidades. “Por ser um equipamento cultural de uma universidade, a OSUFPB cumpre o seu papel de formação cultural, estendendo-se para outros estados e fortalecendo o movimento sinfônico no Brasil, o qual vem sofrendo crises financeiras e institucionais preocupantes. A nossa Orquestra está na contramão dessa realidade e se fortalece a cada dia”, assegura David Fernandes, diretor do CCTA, que é o Centro que abriga a OSUFPB.

A OSUFPB

A OSUFPB pertence ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e é ligada aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta com vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Mais informações no site: www.osufpb.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria