OSUFPB Jovem faz concerto na Sala Radegundis Feitosa

A apresentação do segmento jovem da Orquestra Sinfônica desta sexta-feira (12) envolverá mais de 50 músicos no palco; terá quatro solistas convidados

Regente Geraldo RochaO segmento Jovem da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, OSUFPB Jovem, faz seu primeiro concerto nesta sexta-feira (12), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus de João Pessoa, com entrada franca. Sob a regência do Maestro Geraldo Rocha Junior, a OSUFPB Jovem apresentará um programa diversificado, incluindo músicas do repertório sinfônico, músicas populares e peças do compositor Rogério Borges, que também participará do concerto como Regente Convidado.

O concerto contará ainda com a participação de vários solistas convidados: Heliéber Pessoa (trompete), Maria Juliana (canto), Thallyana Barbosa (flauta) e Helinho Medeiros (acordeon).

Na próxima semana, no dia 19 de abril (sexta-feira) será a vez da OSUFPB Cordas, que juntamente com músicos convidados fará um concerto comemorativo dos 10 anos do COMPOMUS (Laboratório de Composição Musical da UFPB), com a regência de Eli-Eri Moura.

A OSUFPB Cordas voltará a se apresentar no dia 26 de abril (sexta-feira), sob a regência de Carlos Anísio, em concerto de encerramento do semestre letivo. No dia 24 de maio (sexta-feira) a OSUFPB Sinfônica se apresentará novamente, também com a regência de Carlos Anísio, em concerto de abertura do semestre letivo da UFPB. Todos os concertos serão realizados na Sala Radegundis Feitosa, às 20h.

O concerto da OSUFPB Jovem desta sexta-feira (12) envolverá mais de 50 músicos no palco. Este é um trabalho realizado com os estudantes de música da UFPB, sob a liderança da professora Luceni Caetano, que agora se incorpora ao projeto maior da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba - OSUFPB, realizado no LAMUSI-CCTA-UFPB.

OS Solistas

Hélinho Medeiros é sanfoneiro, pianista, compositor e arranjador. É professor da UFPB, lotado no Departamento de Música. É também integrante do Camena (Grupo de Música Barroca do Departamento de Música). Já participou como instrumentista da gravação de mais de 60 títulos, entre discos, CDs e DVDs, de autores do cenário local, nacional e internacional. Com a Orquestra Sinfônica da Paraíba já atuou como músico convidado nos concertos populares dos artistas Fafá de Belém, Arnaldo Antunes, Ângela Rô Rô e Genival Lacerda. Nos últimos anos, tem se dedicado também à direção musical e produção de arranjos. Atuando como sanfoneiro e pianista ao lado de vários grupos e artistas, tem excursionado pela America Latina, Caribe, Estados Unidos e Europa.

A cantora Maria Juliana é uma da mais conhecidas do meio musical paraibano. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. Já participou como solista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Coral Universitário da Paraíba, Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, Orquestra Sinfônica da Paraíba. Junto a Orquestra de Violões da Paraíba gravou o CD “Orquestra de Violões canta a Paraíba”. Ganhou menção honrosa como solista revelação no 13° Festival e Mostra Maranhense de Canto Lírico (Maracanto). Com o grupo Camena de música barroca (2010) apresentou-se em João Pessoa e São Paulo com o concerto “Passacagle della vita”. Foi ainda solistados espetáculos de música contemporânea intitulados “Cantata Bruta” (2011) no Festival Internacional Virtuosi – Recife, e “Eu-Augusto”, em João Pessoa (2012).

A flautista Thallyana Barbosa é Mestre em Música pela UFPB).  Tem sido flautista convidada da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e solista da Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB). Também vem desenvolvendo trabalhos na área da música popular com artistas paraibanos e pernambucanos.

O trompetista Heliéber Pessoa é Bacharel em Música e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, em práticas interpretativas. Como performer, atuou na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e em vários outros grupos, como o PBbrass, Jampa brass e Big Band Sanhauá.

O Regente

Geraldo Rocha Júnior é professor do Departamento de Música da UFPB, ensinando nos cursos de extensão e graduação. Tem extensa experiência como regente de coral. Tem sido o regente titular desta Orquestra desde 1999, quando era denominada Orquestra Infanto-juvenil da UFPB. Atualmente, ele é também o Chefe do Departamento de Música.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCTA