OSUFPB Metais apresenta o 4º concerto da temporada 2014

Nesta temporada, nas apresentações da Orquestra Sinfônica, será realizada, às 19h40, uma exposição de 15 minutos sobre as peças do repertório do concerto

Um concerto de "big band" é o que apresenta a OSUFPB Metais nesta sexta-feira (9), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, na continuação da temporada 2014 da Orquestra Sinfônica da UFPB, com entrada franqueada ao público. Neste concerto, a OSUFPB Metais será especialmente formada por integrantes da Rubacão Jazz, um projeto de extensão universitária sob a liderança do Maestro Alexandre Magno.

O projeto envolve estudantes dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nas áreas de trompete, trombone, saxofone, guitarra, piano, baixo, bateria e percussão. Com histórico diretamente ligado a big band, ao Jazz e suas vertentes, o Maestro Alexandre Magno explora, em seu projeto, linguagens que envolvem ritmos brasileiros (samba, bossa nova, choro, frevo, maracatu, caboclinho), com o intuito de promover interação entre o mundo acadêmico e músicos das comunidades locais e regionais.

Uma das novidades nas apresentações da OSUFPB este ano é a realização de uma exposição de 15 minutos sobre as peças do repertório às 19h40, antes do início do concerto. Feita por um expert (regente do concerto, professor da UFPB ou outro convidado), a atividade permitirá interação com o público, que poderá fazer perguntas e dialogar com o palestrante.

Este será o quarto concerto da temporada 2014 da OSUFPB e seus segmentos, a qual prevê um total de vinte e sete apresentações, sempre às sextas-feiras, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, Campus de I, em João Pessoa.

Este é um trabalho do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) da UFPB em parceria com os Departamentos de Música e de Educação Musical da instituição. Na coordenação do LAMUSI está o professor Heleno Feitosa 'Costinha'. A OSUFPB tem coordenação da professora Luceni Caetano. O Regente Titular é o Maestro Marcos Arakaki.

MAESTRO

O Maestro Alexandre Magno é Doutor em Trombone “Performance and Pedagogy” pela University of Kentucky (EUA), Mestre em “Bass Trombone Performance” pela University of Iowa (EUA) e Bacharel em Trombone Baixo pela Universidade Federal da Paraíba, tendo estudado com mestres como Sandoval Moreno, Radegundis Feitosa, David Gier e Skip Gray. Também estudou no Conservatório Nacional de Paris, França, com Jacques Mauger e Claude Chevaillier.

Com extensa experiência na área de orquestras de música popular, Alexandre Magno foi fundador, diretor musical e trombonista baixo da Banda Pequi (Goiás), com a qual se apresentou em inúmeros eventos. De agosto de 2008 a 2011, foi trombonista baixo da University of Kentucky Jazz Ensemble, com o qual fez turnê na Europa, tocando nos festivais de Montreaux, Beaujaulais e North Sea Festival. É membro do LexFour Quartet, um quarteto de trombones formado por professores da University of Eastern Kentucky (Ken Hadix), Georgia State University (William Man) and University of Kentucky (Brad Kerns).

Alexandre foi professor de trombone da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás entre os anos de 2000 a 2008. Nos EUA, lecionou na Escola de Música da University of Kentucky durante os anos de 2008 a 2010. Atualmente, é professor de trombone do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba.

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7143 (LAMUSI).

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do LAMUSI/CCTA