OSUFPB promove concerto para cordas regido pelo maestro Thiago Santos

A Sala de Concerto Radegundis Feitosa, localizada no Departamento de Música (Demus), do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus de João Pessoa, sedia nesta sexta-feira (24), às 19h30, concerto com a participação do solista Ulisses Silva e o Quarteto Eli Eri, regido pelo maestro Thiago Santos.

De acordo com a Coordenadora da Orquestra Sinfônica da UFPB, professora Íris Vieira, o concerto será aberto ao público e faz parte da temporada 2018 da OSUFPB e dos 40 anos do Demus.

PERFIS

Ulisses Silva é natural de São Paulo e professor de viola da Universidade Federal da Paraíba. Graduou-se pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e deu sequência aos seus estudos nos EUA concluindo o mestrado com distinção pela The University of New Mexico e o doutorado pela The University of Georgia. Em ambas instituições recebeu bolsa de estudos integral e lá desenvolveu trabalhos de performance e ministrou aulas de viola e historia da musica. É membro cofundador da Associação Brasileira de Violistas (ABRAV). Foi coordenador do I Encontro Nacional de Violistas (ENVIO) realizado pela ABRAV.

Já o Quarteto Eli-Eri é formado pelos violinistas Rodrigo Eloi e Thiago Formiga, pelo violista Paulo França e pelo violoncelista Leonardo Semensatto. O grupo nasceu no ano de 2015, homenageando o compositor, arranjador, regente e professor da UFPB Eli-Eri Moura e tem se apresentado em diversos eventos, dentro e fora do estado. No ano de 2017, o quarteto recebeu convite para solar com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, recebendo depois o convite para ser quarteto residente dessa Orquestra no ano de 2018.

Thiago Santos é carioca e maestro titular da Orquestra Sinfônica da UFPB. Ele foi o primeiro latino-americano contemplado com a bolsa de estudos Leverhulme Arts Scholar para o renomado programa de regência orquestral do Royal Northern College of Music, na Inglaterra. Atuou como regente assistente das orquestras BBC Philharmonic e da Royal Liverpool Philharmonic, colaborando com renomados maestros como Juanjo Mena, Vasily Petrenko, Yan Pascal Tortelier, Ton Koopman e John Storgards.

No Brasil, dirigiu a Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de São José dos Campos, Sinfônica da UFRJ, entre outras. Na Inglaterra, também trabalhou com a Stockport Symphony, Nottingham Philharmonic e Manchester Camerata. Ainda na Europa, regeu a Buhoslav Martinu Philhamonie (República Tcheca) e U Artist Festival Orchestra (Ucrânia).

Foi o vencedor do Concurso para Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Thiago Santos foi também um dos 10 semifinalistas na Antal Dorati Competition, na Hungria, competição que reuniu mais de 120 regentes de diversos países.

Outras informações pelo telefone: (83) 3216-7123.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral