OSUFPB realiza concerto com regência de Marcos Arakaki

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) continua sua temporada de vinte e sete concertos em 2014 com uma apresentação sob a regência do seu Maestro Titular, Marcos Arakaki. O sétimo concerto será nesta sexta-feira (30), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no campus I, com entrada franqueada ao público. Antes do início do concerto, às 19h40, haverá minipalestra do Maestro Arakaki sobre as peças do programa, seguindo o novo formato de apresentação da OSUFPB.

No repertório desta sexta-feira, em parte inédito em João Pessoa, encontram-se clássicos de diferentes épocas da música de concerto e peças brasileiras, incluindo: "Prélude à L’Après-Midi d’un Faune de Debussy" (em arranjo de Arnold Schoenberg), "Introdução e Fuga" e "Resignação" de Guerra Vicente, "Tristesse" de Chopin (em arranjo do compositor Arimatéia de Melo, do COMPOMUS-UFPB), e a bela "Sinfonia 35" de Mozart.

Este é um trabalho do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) da UFPB em parceria com os Departamentos de Música e de Educação Musical da instituição. Na coordenação do LAMUSI está o professor Heleno Feitosa 'Costinha'. A OSUFPB tem coordenação da professora Luceni Caetano.

O MAESTRO

Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Bacharel em Violino pela Universidade Estadual Paulista, concluiu seu Mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts em 2004, sob orientação do Maestro Lanfranco Marcelletti.  Arakaki tem conduzido importantes orquestras brasileiras, além de orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Sua trajetória artística é marcada por prêmios, como o do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Petrobras Sinfônica em 2001, e I Prêmio Camargo Guarnieri, realizado pelo Festival de Campos do Jordão em 2009. Foi regente titular da Sinfônica da Paraíba e da Sinfônica Brasileira Jovem por quatro temporadas, com grande reconhecimento da crítica especializada e do público. Gravou a trilha sonora do filme Nosso Lar, composta por Philip Glass (2010), à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Marcos Arakaki é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Regente Titular da Orquestra Sinfônica da UFPB.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do LAMUSI/CCTA